Siga-nos nas redes Sociais

Vinhos

Vinhas Velhas: O Porquê De Serem Tão Especiais

Publicado

em

O que faz os Vinhas Velhas serem considerados vinhos tão especiais? Vamos explorar algumas das teorias do envelhecimento das videiras e o porquê de serem tão raras.

Videira Fruto Vinhas Velhas

Talvez já tenha visto as palavras Vinhas Velha impressas num rótulo. Ou talvez já tenha ouvido alguém mais entendido em vinhos professar a sua paixão pelas Vinhas Velhas Mas não pode deixar uma opinião formar a sua e iludir o seu palato. Vamos descobrir porque é que estas videiras mais velhas são realmente tão especiais.

Mas, primeiro que tudo, será que são?

Quão Velhas Têm Que Ser As Videiras Para Fazerem Bons Vinhos?

Aqui está uma pequena lista no ciclo de vida duma vinha:

  • Após plantar uma vinha, ela leva três anos até dar fruto.
  • Uma vinha atinge o estado “adulto” por volta os sete a oito anos.
  • Uma vinha completamente amadurecida tem entre 12 a 25 anos de idade.
  • As Vinhas Velhas têm usualmente acima de 25 anos, mas preferencialmente mais de 50.
Vinhas Velhas Antigas

O interessante é que, durante o ciclo de vida de uma videira, existem algumas mudanças notáveis ​​que conferem qualidades únicas às vinhas velhas:

  • Estas videiras produzem fruto de uma forma mais concentrada. As vinhas velhas também tendem a perder produtividade com a idade. Muitos acreditam que isso aumenta a concentração de açúcares e sabor na baga que, por sua vez, produz um vinho mais concentrado.
  • As raízes das videiras antigas são profundas. Embora pareça algo positivo, também significa que as vinhas puxam os seus nutrientes e fontes de água muito abaixo da superfície. Por esse motivo, estas videiras não sofrem tantas variações climáticas e tendem a ser mais tolerantes a intempéries e a inundações.
  • A maturidade nas videiras não é um problema. O verdadeiro problema do amadurecimento do fruto (baga), especialmente nos vinhos tintos, são os taninos. Os taninos pouco maduros podem ter um sabor verde e adstringente. Os produtores observam que as videiras mais velhas tendem a atingir o amadurecimento fisiológico de forma mais consistente.
  • As videiras mais antigas cuidam de si mesmas. Os produtores tendem a não precisar de fazer tanto por estas vinhas, (desde que as mesmas se mantenham saudáveis, claro está). Ainda assim, é preciso ter muito cuidado para não danificar uma videira sénior.

O problema das videiras mais antigas (se é que lhe podemos chamar assim) é a produção reduzida. Menos produção representa menos dinheiro para o produtor.

Vinho de Vinhas Velhas

Locais Com Vinhas Antigas

Felizmente, há várias regiões que são conhecidas pela produção dos seus vinhos Vinhas Velhas. Estes locais são tipicamente fora do comum, em áreas onde os produtores não substituíram as videiras por plantas mais recentes ou de castas mais na moda.

Assim Sendo: Venham Mais Vinhas Antigas

É fácil interessarmo-nos pelas últimas tendências, sejam elas tecnológicas ou relativas à saúde. Mas lembre-se, é útil fazer um esforço para preservar o que vale a pena manter, mesmo que tenha um custo. Afinal, o tempo é uma daquelas coisas ao qual nunca podemos voltar.

Ficam aqui algumas ideias para explorar o mundo fantástico das Vinhas Velhas:

E terminamos com um vídeo do Crasto Reserva Vinhas Velhas, com a nota de prova pelo Enólogo Manuel Lobo, para que fique a saber um pouco mais dos sabores destes néctares…

… boas descobertas!

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Populares