Siga-nos nas redes Sociais

Eventos

Como combinar vinhos brancos com queijo? 3 Queijos e 3 Castas

Combinar vinhos com queijo leva-nos a pensar no vinho tinto, mas o vinho branco é realmente um melhor parceiro para diversos tipos de queijo.

Publicado

em

Combinar vinhos brancos com queijo

Regra geral quando se pensa em como combinar vinhos com queijo, pensamos automaticamente em vinho tinto, mas na verdade o vinho branco é realmente um melhor parceiro para diversos tipos de queijo. O grande problema do vinho tinto, especialmente o encorpado, é que ele pode dominar todos os queijos, com exceção dos mais robustos. Já o vinho branco, os vinhos tintos mais leves, são os melhores para alcançar uma experiência gastronómica intensa, e alcançar um melhor pairing.

Para combinar queijo e vinho é importante ter em atenção que ambos apresentem intensidades semelhantes para que nenhum dos elementos se sobreponha ao outro. Por norma os vinhos mais intensos, ou com maior teor alcoólico, combinam em harmonia com queijos de sabor mais forte. Do mesmo modo, vinhos mais leves e com menor teor alcóolico, harmonizam com queijos de sabores mais delicados.

Apesar de haver certos vinhos que nasceram para casar com queijos é mais prático recomendar castas cujo pairing é ideal para determinados tipos de queijo. A maioria dos pratos de queijo é servido com uma seleção de frutas secas, nozes, pão ou bolachas que podem ajudar a colmatar quaisquer imperfeições no emparelhamento de vinhos e queijos. Apesar disso há 3 castas brancas que nasceram para criar uma harmonia incrível e muito marcante com outros três queijos.

Chardonnay com Camembert Cremoso e Queijos Brie

Chardonnay com Camembert Cremoso e Queijos Brie

Os queijos macios como o Camembert Cremoso e os Queijos Brie combinam muito melhor com o vinho branco do que com o tinto. A casta Chardonnay é um exemplo perfeito para o pairing destes dois. Os sabores mais subtis da Chardonnay permitem que os sabores do queijo brilhem e a acidez do vinho corte a riqueza cremosa.

Encontre aqui alguns exemplos de vinhos com a casta Chardonnay.

Exemplos de vinhos que harmonizam muito bem com queijos cremosos como o Cammebert e Queijos Brie são o champanhe, prosecco ou qualquer tipo de vinho espumante.

Sauvignon Blanc com Queijos de Cabra

Sauvignon Blanc com Queijos de Cabra

Poder-se-ia dizer que a Sauvignon Blanc foi feita para ligar com queijos de cabra. Aqui, a acidez e os sabores frutados e as notas a ervas da Sauvignon Blanc são a película perfeita para a acidez e a secura presente no queijo de cabra.

Veja mais exemplos de vinhos com a casta Sauvignon Blanc aqui.

Gewürztraminer com Queijos Fortes

Gewürztraminer com Queijos Fortes

Dominada pelos fortes aromas florais, picantes e ricos em sabores, a casta Gewürztraminer é o parceiro ideal para combinar vinhos brancos com queijos de cheiro forte, como o queijo curado Serra da Estrela, queijo de Nisa ou queijo curado Castelo Branco. As notas de especiarias, com traços florais e frutados da Gewürztraminer encontra uma harmonia forte e conquistadora com os sabores do queijo.

Veja exemplos de alguns vinhos Gewürztraminer.

Além da Gewürztraminer as castas Viognier e Riesling também funcionam muito bem em sintonia com os queijos fortes.

Outras castas brancas que casam bem com queijo

  • Vinhos Frescos e Jovens: Alvarinho, Verdelho, Loureiro.
  • Vinhos Secos: Gewürztraminer e Riesling para queijos salgados tipo feta.

Pairings Clássicos

  • Greco di Tufo com Mozzarella di Bufala
  • Sauvignon Blanc com queijo Chèvre

Existem muitas possibilidades para combinar vinhos brancos com queijos. Dado que as experiências gastronómicas são um fator muito subjetivo, a melhor dica é experimentar e estar aberto a combinações emocionantes. Para uma compreensão mais abrangente sobre o assunto dos pairings e dos diferentes tipos de Queijos, a Wine Enthusiast reuniu neste artigo uma grande seleção de vinhos e queijos que complementa a informação disponibilizada neste artigo.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Populares

Copyright© ESTADO LÍQUIDO WINES & SPIRITS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS