Siga-nos nas redes Sociais

Notícias

Barca Velha 2011: o vinho poderoso para paladares requintados

Publicado

em

O novo Barca Velha de 2011 já deu à costa e volta a mostrar-se como um vinho poderoso feito para surpreender os paladares mais exigentes e requintados. Já longe na memória, o ano de 2011 deu voz a grandes vinhos e, aqui, neste Barca Velha – ao longo de 750ml – concentra-se uma harmonia saborosa, cativante e absolutamente única. Não podia ser de outra forma, afinal este vinho só é produzido em anos de qualidade excecional, como aconteceu em 2011.

Desde que surgiu, em 1952, até aos dias que correm o Barca Velha consolidou-se como o primeiro símbolo inquestionável da mais alta qualidade dos vinhos do Douro. Clássico, intenso, complexo, elegante e rico são alguns dos adjetivos que servem para caracterizar o vinho português mais conceituado dos territórios Durienses. A colheita de 2011 apresenta-se como uma das mais disruptivas por originar um vinho incrivelmente poderoso e ao mesmo tempo elegante, como só um grande enólogo poderia criar.

Luís Sottomayor é quem assina mais uma colheita do Barca Velha. Para o enólogo, “2011 foi um ano extraordinário, dos melhores de sempre no Douro, intenso e de grande qualidade, pelo que da nossa parte foi só uma questão de paciência até podermos confirmar o potencial que a vindima deixou antever”. Como quem sabe é quem cria, a verdade é que este vinho tem um potencial de conquista e sedução tamanho que justifica o seu esplêndido valor.

20 edições em 68 anos

Barca Velha 2011: o vinho poderoso para paladares requintados

O vinho tinto Barca Velha é, desde a sua criação, há 68 anos, elaborado com uvas selecionadas de diferentes altitudes no Douro Superior. A colheita de 2011 do Barca Velha traz ao copo um vinho único que, além de jovem (apesar dos seus quase nove anos de idade) é altamente equilibrado. Estruturado por natureza, o Barca Velha 2011 é um vinho com um excelente potencial de guarda. Sem dúvida que culmina na perfeição o profissionalismo e rigor envolvido pela Casa Ferreirinha ao longo dos últimos 68 anos numa vigésima edição altamente memorável.

O Barca Velha 2011 da Casa Ferreirinha é composto por um lote de castas que inclui 45% de Touriga Franca, 35% de Touriga Nacional, 10% de Tinto Cão, e de 10% de Tinta Roriz. Desde a colheita das uvas que o enólogo Luís Sottomayor admite ter percebido que o vinho tinha nascido um Barca Velha. Num ano de qualidade excecional nasce então, nas palavras do enólogo “um vinho cheio de garra, que se doma a si próprio. Reflete na perfeição o terroir do Douro Superior e uma notável maturidade só ao alcance de alguns vinhos”. O Barca Velha 2011 passou cerca de 18 meses em barricas de carvalho francês antes de ser engarrafado, em maio de 2013. 

Notas de Prova do Barca Velha 2011

Cor: Rubi profunda.

Aroma: Muito complexo com destaque para as especiarias como a pimenta, notas balsâmicas, cedro e caixa de tabaco. Denotam-se ainda os frutos vermelhos, como a ameixa madura, ardósia e uma madeira de grande qualidade, bem integrada.

Sabor: Acidez vibrante, muito viva, taninos muito firmes, notas de especiarias, frutos pretos e sabores balsâmicos. O final é extremamente longo, de grande elegância e complexidade.

Teor Alcoólico: 14,5%
Enólogo: Luís Sottomayor

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Populares

Copyright© ESTADO LÍQUIDO WINES & SPIRITS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS