Siga-nos nas redes Sociais

Produtores

Casa Ermelinda Freitas, 100 anos e a fazer história

A Casa Ermelinda Freitas comemorou os seus 100 anos de existência em 2020 com o maior número de prémios obtidos.

Publicado

em

Casa Ermelinda 100 anos

Começou como adega em 1920 e hoje a Casa Ermelinda Freitas é umas das empresas mais conceituadas do país.

Foi no ano de 2020 que a Casa Ermelinda Freitas comemorou os seus 100 anos de existência, e o ano com o maior número de prémios alguma vez obtidos, colocando tanto a marca como a própria região de Setúbal no mapa.

Casa Ermelinda Freitas 100 anos Vinhas e Vinhos

Tratando-se de uma empresa criada por quatro gerações de grandes mulheres, e ao que parece, a quinta é mais uma mulher a dar continuidade à gestão.

Não que não houvessem homens, mas estes como refere a atual sócia gerente, Leonor Freitas, “morreram todos muito cedo” na história da família.

Leonor Freitas e a Filha Joana Freitas

Leonor Freitas, afirma que tudo vem de um processo de evolução de trabalho, aprendizagem e muito respeito e agradecimento aos colaboradores.

Sem esquecer os consumidores pela preferência dos vinhos da Casa Ermelinda Freitas, que ajudaram a chegar onde chegou. É uma empresa em que o trabalho provém do amor à terra, de grandes valores sociais e morais.

Nestes últimos 30 anos, a Casa Ermelinda passou de 60 hectares de venda de vinho a granel sem marca para 550 de criação de marca como: Dona Ermelinda, Terra do Pó, Com Campos, Quinta da Mimosa, Monocastas, entre outros.

E com isto, passou de apenas duas castas (Castelão para os tintos e Fernão Pires para os brancos), para mais de 31 castas como:

  • Syrah,
  • Merlot,
  • Trincadeira,
  • Petit Verdot,
  • Alvarinho.
  • entre outras..

evoluindo também de uma adega tradicional para um centro de vinificação moderno com capacidade para a produção de 21 milhões de litros.

Um dos marcos na história deste centenário foi a atribuição da comenda de ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial Classe do Mérito Agrícola, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Ermelinda Freitas Syrah 2005, o melhor vinho do mundo

Ermelinda Freitas Syrah 2005

Também um dos mais importantes prémios que a Casa de Ermelinda Freitas já ganhou, aconteceu em 2008 com o vinho Ermelinda Freitas Syrah 2005, afirmando-se como vinho de qualidade única e ganhou uma prova às cegas com mais de 3600 vinhos.

Esta é uma prova que consistiu com vários painéis de degustação sucessivos que duraram várias semanas e que fez impulsionar Portugal e a Casa Ermelinda Freitas a uma projeção internacional de grande impacto.  

No total de 38 medalhas de outro e 21 medalhas de prata ganhas no ano de 2020 tem especial destaque o prémio Best Of Show Península de Setúbal, atribuído ao vinho Vinha do Torrão Reservano concurso Mundus Vini 2020 – Edição Primavera.

As três Prod Expo Star, na competição ProdExpo 2020 que decorreu na Rússia, atrubuidas aos vinhos: Vinha da Valentina reserva Signature, Vinha do Fava Touriga Nacional 2018 e Valoroso Chardonnay 2018.

Para Leonor Freitas tem sido importante mostrar que os vinhos não são todos iguais e que cada zona tem as suas particularidades dando também destaque os vinhos Dona Ermelinda Grande Reserva Tinto, Dona Ermelinda Reserva Branco e o Moscatel Superior Roxo, que são únicos em Portugal e que só existem em Setúbal.

“A Casa Ermelinda Freitas é uma empresa familiar. Nasceu assim, é preciso ver que temos 100 anos, e tenho continuado na gestão, com os meus filhos. … Que queremos continuar a ser uma empresa familiar e a dar todo o nosso conforto e confiança aos consumidores.”

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Populares