Siga-nos nas redes Sociais

Lifestyle

O Vinho Faz Bem À Saúde: Uma Perspectiva Psicossocial Do Vinho

Publicado

em

Há esperança na noção de que o vinho faz bem à saúde. Do paradoxo francês à dieta mediterrânea e a mais recente ciência do envelhecimento, vamos familiarizar-nos com o debate sobre vinho e saúde.

Se o bem-estar é a soma das partes, compreender os benefícios do vinho na saúde apela a uma perpectiva mais… holística.

o-vinho-faz-bem-a-saude

As Lições Mediterrâneas em Vinho e Saúde

A dieta e o estilo de vida do povo mediterrâneo há muito que tem sido reconhecido como um guia de saúde. Uma pesquisa efectuada pelo cientista Serge Renaud pôs o paradoxo francês no mapa.

Vinho na Dieta do Paradoxo Francês

Renaud observou uma relação paradoxal entre a aparentemente não tão saudável dieta do seu conterrâneo. Grande consumo de gorduras e lacticíneos, ingestão diária de vinho e, contudo, taxas incrivelmente baixas de doenças coronárias. C’est la vie!

França: amantes de vinho, baguettes e queijos variados. E a esperança de vida dos franceses ultrapassa facilmente a esperança de vida média. Ainda que controversamente, a vitalidade francesa tem sido atribuída para a herança cultural de beber 2 a 3 copos de vinho por dia.As pessoas que vivem mais tempo na França residem na região de Gers, no sudoeste. Aqui, alimentos altamente saturados, como foie gras, salsicha, gordura de pato para cozinhar, cassoulet e queijo, são pratos comuns.

As pessoas que há mais tempo vivem em França residem na região de Gers, no sudoeste. Nessas paragens, alimentos altamente saturados como foie gras, salsichas, gordura de pato para cozinhar, cassoulet e queijos são pratos comuns.

Vinhos locais, gloriosos tintos beijados pelo sol, como os Madiran, Cahors, and Bergerac diluem todas estas maravilhosas gorduras.

Os taninos destes vinhos não só retiram a gordura do palato e do tracto digestivo, como os antioxidantes presentes no vinho tinto podem ajudar a prevenir a doenças coronárias, evitando o risco de ataque cardíaco.

dieta-mediterranea-e-o-vinho
O Vinho na Dieta Mediterrânea

Igualmente fantástica, a par e passo com o paradoxo francês, tem sido a dieta mediterrâea.

Reconhecida pelo seu efeito promotor saudável, a dieta mediterrânea conjuga um consumo moderado de álcool (em grande parte vinho) com menor consumo de carne e um grande consumo de vegetais, frutas, sementes, legumes, frutos secos e azeite.

A prova final deste conceito é o facto de aqui se encontrarem muitas das pessoas longas, que ultrapassam a média estimada de vida.

A dieta, no sentido estritamente biológico, é apenas parte da história. Juntamente com a sua dieta culinária, o vinho é um aspecto intrínseco da cultura, história e estilo de vida do povo mediterrêneo.

Benefícios Biológicos do Vinho para a Saúde

Compostos químicos chamados polifenóis são a chave para os benefícios de saúde do vinho. Assim como os taninos e flavonóides, os polifenóis também fornecem estrutura, textura e sabor ao vinho.

Benefícios Psicossociais do Vinho para a Saúde

O vinho tem benefícios psicossociais que promovem o bem-estar geral.

Pesquisas descobriram que o álcool liberta dopamina, o neurotransmissor amplamente responsável pelo prazer.

Além disso, o hidroxtrosol, um composto fenólico e antioxidante presente no vinho e no azeite, ajuda na libertação assistida do etanol pela dopamina.

O resveratrol no vinho demonstrou ter efeitos neuroprotetores, incluindo proteção contra os danos que levam à doença de Alzheimer e à demência.

Um grande estudo espanhol descobriu uma associação entre uma baixa a moderada ingestão de álcool e menores taxas de depressão.

No entanto, qualquer coisa acima do consumo “moderado” parece aumentar o risco (isto também é valido para outras condições de saúde).

Vinho como um Ritual Social: Rituais sociais, quer formais ou informais, representam um papel importante na nossa saúde e bem estar.

Beba com moderação mas, pela sua saúde, beba!

amigos-e-vinhos

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Populares