Tem idade legal para consumo de bebidas alcoólicas no seu país?

Vinho Tinto Casa Ferreirinha Reserva Especial - Douro

VINHO TINTO DOURO
Vinho Tinto Casa Ferreirinha Reserva Especial 2007 - Douro
Últimas unidades
Quantidade
224,87 €

Portes Grátis a partir de 50€ (Portugal continental)
Casa Ferreirinha
97 Pontos na Wine Enthusiast

Reserva Especial é um magnífico vinho tinto do Douro. Um vinho de recorte clássico, complexo e rico, que reflete o carisma e a notável maturidade só ao alcance de alguns vinhos do Douro. Criado há mais de 50 anos, Reserva Especial é um dos pilares de exceção da Casa Ferreirinha, a marca com maior tradição de qualidade no Douro e uma das principais referências mundiais. Apresentado somente em anos excecionais, foram apenas declaradas 16 colheitas no total.

Reserva Especial foi vinificado na adega da Quinta da Leda, equipada com os mais recentes sistemas de vinificação. As uvas selecionadas foram vinificadas por castas separadas ou em lotes, escolhidos à mão na vinha e/ou aquando da receção na adega. As uvas totalmente desengaçadas e suavemente esmagadas foram encaminhadas para cubas de inox e/ou lagares robóticos, para maceração e fermentação alcoólica, com remontagem intensa ou "pigeage", sob temperatura controlada. Uma longa maceração pós-fermentativa permitiu ainda que mais constituintes de qualidade da película da uva madura passassem para o vinho.

Os vinhos que potencialmente criam um Reserva Especial são transportados para Vila Nova de Gaia imediatamente após a maceração e a sua "elevage" ou maturação dá-se durante cerca de um ano a um ano e meio (dependendo do lote e da vasilha em causa) em barricas de madeira de carvalho francês novo, com 225 litros de capacidade. O lote final de Reserva Especial foi elaborado com base na seleção continuada dos melhores vinhos, depois de inúmeras provas e análises efetuadas durante a maturação aos diferentes lotes e barricas existentes. Para preservar a sua mais alta qualidade, Reserva Especial foi engarrafado sem tratamento, sendo natural a formação de depósitos

Enólogo: Luís Sottomayor

Álcool: 14%