Tem idade legal para consumo de bebidas alcoólicas no seu país?

Vinho Branco Quinta dos Carvalhais Especial - Dão 2021

BRANCOS DÃO
Quinta dos Carvalhais Branco Especial é um vinho sem ano de colheita que vem confirmar a excelência do Dão na produção de grandes brancos e o potencial de guarda que caracteriza os vinhos da região.
Tipo
BRANCOS
Região
DÃO
Castas
Blend /
Capacidade
0,75 L
Colheita
Volume
13,50 %
Indisponível
Quantidade
45,03 €

Portes Grátis a partir de 50€ (Portugal continental)

Quinta dos Carvalhais
Este vinho é composto pelas castas Encruzado, Gouveio, Semillon e uma mistura de castas.

As uvas das castas destinadas a este vinho foram recebidas na adega em pequenas caixas de 20 kg, sendo descarregadas diretamente na prensa pneumática. Os mostos, devidamente protegidos da oxidação através da utilização de gases inertes, foram sujeitos a decantação estática a baixa temperatura por um período de 24 horas. Foram depois enviados para depósitos inox com temperatura controlada, onde ocorreu a fermentação, durante cerca de 20 dias, a temperaturas controladas.

Neste vinho tentou recuperar-se velhos hábitos do Dão no estágio de vinhos brancos, em que era comum o seu estágio durante longos períodos em velhos toneis de carvalho, atravessando assim, ao longo do ano, variadas condições ambientais. Neste branco foram utilizados vinhos de 2005 e 2006 e 2009 e por isso vinhos com uma média de 10 anos de estágio em barricas usadas de carvalho, de 225 litros, com diferentes graus de utilização. O vinho foi engarrafado em 2017.

É considerado um vinho branco de guarda, quer por ter sido feito com castas do Dão de reconhecido potencial de evolução ao longo do tempo, quer por ter estagiado longamente em barricas de carvalho. Guardar na horizontal, em local fresco e seco.
Deve servir-se entre 12ºC-14ºC em copos largos de vinho branco. Este vinho, devido às suas particulares características, agradece uma decantação prévia de modo a oxigenar ligeiramente. Uma vez aberto deverá ser consumido de imediato, podendo no entanto ser guardado por 2 ou 3 dias no frigorífico, bem rolhado, de preferência sobre vácuo.

Vinho muitíssimo gastronómico e versátil. Tanto pode ser servido a acompanhar pratos de peixe assado, peixes bem condimentados, bacalhau, ou mesmo caça, carnes vermelhas mais complexas, como cabrito assado, ou mesmo um arroz de míscaros.

Notas de Prova

Vinho de cor amarelo palha brilhante, resultado de uma boa evolução.É um vinho denso e austero que apresenta na boca uma grande amplitude aromática. A acidez é muito viva e está muito bem equilibrada com a riqueza de aromas terciários e com as notas de carvalho conferidas pelos 10 anos de vida em barrica. É um vinho com um volume extraordinário e um final de boca fresco, elegante e difícil de esquecer.
close

Wishlist