Tem idade legal para consumo de bebidas alcoólicas no seu país?

Vinho Branco Quinta dos Carvalhais Encruzado - Dão 2019

VINHO BRANCO DÃO
Quinta dos Carvalhais Encruzado é um vinho branco varietal do Dão de excepcional qualidade, expoente máximo da elegância e riqueza da casta Encruzado. Herdeira de saberes antigos, Quinta dos Carvalhais alia a experiência à inovação para criar vinhos muito elegantes, com sabores de intensa delicadeza e personalidade única.
Tipo
VINHO BRANCO
Região
DÃO
Castas
Capacidade
0,75 L
Colheita
Comida
Volume
13,00 %
Disponível
Quantidade
17,68 €

Portes Grátis a partir de 50€ (Portugal continental)
Quinta dos Carvalhais
As uvas de Encruzado chegaram à adega em caixas de 20 Kg, sendo descarregadas diretamente na prensa pneumática. Após a prensagem das uvas inteiras, o mosto foi sujeito a decantação estática a baixa temperatura por um período de 24 horas. Foi depois enviado para uma cuba de inox onde começou a fermentação. A meio da fermentação o vinho foi trasfegado para barricas novas de carvalho francês, onde fermentou a temperaturas que não ultrapassaram os 19ºC, por um período de cerca de 20 dias.

Parte do vinho fermentou e estagiou cerca de 6 meses em barricas de 225L de carvalho francês novo, de cinco diferentes tanoarias. Durante este período, o vinho foi sujeito a frequentes operações de agitação das borras finas, de modo a aumentar a sensação de volume de boca e a acrescentar aromas de madeira aos aromas primários. A restante parte fermentou e estagiou numa cuba inox, e contribuiu para a obtenção de um maior equilíbrio no lote final entre o vinho e as componentes aromáticas.

Considerado um vinho de guarda, tem um grande potencial de evolução na garrafa, quer por ter origem numa casta como o Encruzado, com a sua reconhecida aptidão para envelhecer nobremente, quer por ter fermentado e estagiado em barricas de carvalho, que lhe imprimem características favoráveis a uma longa e frutuosa vida. Uma vez aberto deverá ser consumido de imediato, podendo ser guardado por 2 ou 3 dias no frigorífico, bem rolhado, de preferência sobre vácuo.
Deve servir-se entre 10ºC-12ºC em copos largos de vinho branco.
Ideal para beber simples como aperitivo ou a acompanhar pratos de peixe mais elaborados, peixes fumados, pratos de carnes brancas ou aves.

Notas de Prova

Vinho amarelo citrino brilhante. No nariz encontra-se o aroma subtil típico da casta Encruzado: notas minerais, frutos brancos como a meloa e pêra, nuances florais e um toque vegetal que dá frescura. É um vinho com um bouquet muito complexo, muito bem casado com a madeira de carvalho francês onde estagiou 6 meses. Na boca é um vinho fresco, equilibrado, delicado e harmonioso, em que a vibrante acidez e os toques de carvalho francês se conjugam muito bem, num final de boca longo e elegante.
close

Wishlist