A Herdade do Rocim é uma propriedade com cerca de 110 hectares, dos quais, 70 são vinha - 53 hectares de castas tintas, 17 de castas brancas. A adega é um dos grande destaques desta Herdade uma vez que concilia a produção do vinho com a prazer do espaço e da natureza, com a sua utilização enquanto centro de cultura e lazer.
Herdade do Rocim Tinto é um vinho alentejano da região da Vidigueira. Tipicamente mediterrânico este Tinto é originário de solos pouco produtivos e de origem granítica e xistosa. Produzido pelas castas Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Aragonês, Herdade do Rocim Tinto apresenta-se de cor ruby profunda e concentrada e com aromas de fruta preta e mineralidade bem integrada.
Após a vindima manual em caixas de 12kg, na adega as uvas são submetidas a nova e criteriosa seleção em tapete de escolha vibratório. Desengaço com ligeiro esmagamento do bago.
A fermentação realiza-se em balseiros de carvalho francês e em lagares após um período de 48horas de maceração pré-fermentativa a frio, a uma temperatura controlada de aproximadamente 24ºC, por um período de 12 dias.
Estagiou em barricas de carvalhão francês durante seis meses e após o engarrafamento o vinho estagiou em garrafa por um período de seis meses.
Notas de Prova
De cor Ruby profunda e concentrada, Herdade do Rocim Tinto apresenta-se de taninos firmes, aroma de fruta preta e mineralidade bem integrada. Complexo, possui o equilíbrio perfeito entre a acidez e a frescura.