Como o nome sugere, este vinho é feito com uvas provenientes da região do Douro Superior, da propriedade com o nome de Quinta da Cabreira, localizada junto a Castelo Melhor e onde se plantam 114 hectares de vinha nos últimos anos.
As uvas, provenientes do Douro Superior, foram transportadas em caixas de plástico alimentar e sujeitas a uma rigorosa triagem à entrada da adega. Foram posteriormente desengaçadas e prensadas. O mosto prensado foi transferido para uma cuba de inox onde se manteve a uma temperatura de 8 ºC durante 48 horas até à sua decantação. Seguidamente decorreu a fermentação alcoólica iniciada em cuba de inox e posteriormente o vinho foi transferido para barricas de carvalho francês onde continuou a fermentação com temperatura de 14 ºC durante um período de 45 dias, até a sua finalização.
Envelhecimento: Em barricas de carvalho francês, onde permaneceu 6 meses em processo de trabalho de borras finas “bâtonnage”, com as barricas assentes num sistema rotativo que permite o levantamento das borras sem incorporação de oxigénio.
Barrica nova 50%; barrica usada 50%
Barrica de carvalho francês: 85 %; Barrica de carvalho francês com topos em acácia:15 %
13 %Vol.