Tem idade legal para consumo de bebidas alcoólicas no seu país?

Vinho Tinto Quinta dos Carvalhais - Dão 2021

TINTOS DÃO
Quinta dos Carvalhais Colheita é um vinho tinto do Dão de excecional qualidade, expoente máximo da elegância e riqueza. Herdeira dos saberes antigos, Quinta dos Carvalhais alia a experiência à inovação para criar vinhos muito elegantes.
Tipo
TINTOS
Região
DÃO
Estilo
Capacidade
0,75 L
Colheita
Volume
13,50 %
Disponível
Quantidade
10,46 €

Portes Grátis a partir de 50€ (Portugal continental)
Quinta dos Carvalhais
As uvas foram vindimadas por casta e por talhão, sendo na altura executada uma rigorosa seleção qualitativa das mesmas. Depois de um desengace e prensagem suaves as uvas vão, por gravidade, para cubas de inox de pequena dimensão e controlo de temperatura, onde são vinificadas, casta a casta. A fermentação alcoólica ocorreu durante cerca de 8 dias, a uma temperatura média de cerca de 27ºC, tendo a Touriga Nacional ficado em maceração pós fermentativa por mais 10 dias.

Este vinho teve um estágio em barricas de carvalho francês usadas por um período de 12 meses. O lote final foi elaborado com base na seleção qualitativa de inúmeras provas e análises efetuadas durante este período, que permitiram escolher os melhores vinhos, casta a casta. O vinho foi submetido a uma ligeira colagem e filtração, antes do seu engarrafamento e foi engarrafado sem tratamento de estabilização pelo frio, o que pode provocar a formação de depósito durante o seu envelhecimento em garrafa.

Como todos os vinhos tintos do Dão têm uma vida em garrafa muito dilatado, apresentando-se em boas condições de consumo por um período que chega facilmente aos 10-15 anos. A garrafa deve ser mantida deitada, em local seco e fresco.
Servir a uma temperatura entre os 16ºC-18ºC, devendo ser decantado após 4/5 anos de idade. Uma vez aberta a garrafa, convém ser consumida no próprio dia, embora se mantenha em boas condições durante algum tempo, desde que bem rolhada, e idealmente, com algum vácuo.

É um vinho que convida à mesa, é muito gastronómico. Tanto aconselho a ser bebido a acompanhar um polvo à lagareiro, como um cachaço de porco assado no forno.

Notas de Prova

O vinho apresenta cor vermelha rubi intensa, notas de fruta silvestre e fruta preta, aromas de bosque e resina e um final mentolado que dá frescura ao bouquet. As notas da madeira onde estagiou estão muito bem integradas no conjunto. Na boca é suave, elegante e equilibrado. Tem acidez crocante e tanino protegido a dar personalidade e força ao vinho. Mais uma vez se encontra a fruta bem conjugada com o fresco mentolado, tudo muito bem harmonizado, num final longo e persistente. É um bom exemplo de um puro Dão.
close

Wishlist