Uma das marcas mais emblemáticas de João Portugal Ramos, Marquês de Borba alia a tradição do Alentejo a uma enorme qualidade, presente desde a primeira colheita da marca em 1997. O nome surge da feliz coincidência das vinhas e adega de João Portugal Ramos estarem localizadas na sub-região de Borba, e de um tio ter o título nobiliárquico Marquês de Borba, título este criado em 1811.
A gama Vinhas Velhas, de edição limitada, é a mais recente da marca Marquês de Borba e é produzida a partir das videiras mais antigas, plantadas em redor da casa da família, na década de 80, perto do castelo de Estremoz.
Tipo de Solo: Argilo-cálcarios, xistosos.
Vindima: As uvas são colhidas manualmente de manhã cedo, para pequenas caixas, para preservar a frescura.
Vinificação: As uvas são arrefecidas numa câmara frigorífica antes de serem vinificadas. A fermentação decorre em cubas de inox com controle de temperatura. Após 1/3 da fermentação alcoólica, o mosto é transferido para barricas novas e usadas onde é concluída a fermentação.
Estágio: 8 meses em barricas de carvalho francês e húngaro.
Servir: 10-12º
Notas de Prova
Marquês de Borba Vinhas Velhas Branco é um vinho alentejano de aspeto cristalino. No aroma evidenciam-se frutos cítricos, como a toranja e o limão, acompanhados de uma tosta proveniente de barrica, mas que não se sobrepõe à fruta. Grande frescura e mineralidade na boca, evidenciando uma ligeira gordura proveniente do estágio sobre as borras.