O projecto XXVI Talhas presta homenagem à tradição milenar da produção de vinho de talha.
Em Vila Alva, aldeia típica localizada no coração do Alentejo, há uma grande cultura e tradição de fabrico de vinho através deste método artesanal, introduzido pelos romanos há mais de dois mil anos. O "saber fazer" tem passado de geração em geração, o que permitiu que esta técnica de produção seja uma realidade nesta aldeia até aos dias de hoje.
Com a reactivação da antiga Adega do Mestre Daniel procuram preservar, estimular e promover este método de vinificação que, por vários motivos, tem vindo a diminuir nos últimos anos. É nesta adega, em Vila Alva, que produzem o vinho de talha segundo os métodos tradicionais.
Desengace total e ligeiro esmagamento. Fermentado com maceração e contacto com as massas durante dois meses em talhas de barro, sem controlo de temperatura e com leveduras indígenas. Não foi submetido a qualquer processo de filtração nem estabilização. A filtração ocorre apenas através da passagem do líquido pelas massas presentes na talha.
Notas de Prova
XXVI Talhas Mestre Daniel Branco é um vinho da região do Alentejo de cor citrino. No seu aroma notas de frutos tropicais, ananás em calda e excelente mineralidade; o seu sabor é seco, que corresponde ao encontrado no aroma. Acidez equilibrada e de fácil consumo.