Vinho Verde
Soalheiro Primeiras Vinhas 2018

Soalheiro Primeiras Vinhas 2018

Vinho Verde

Alvarinho
Servir a 8º-10º
Carnes brancas, Peixe, Marisco
Consumo Imediato
16.05 €
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 12
by vivino 18.50/20 Revista de vinhos
Soalheiro Primeiras Vinhas é um vinho que, como o próprio nome indica utiliza na produção uvas colhidas manualmente nas vinhas velhas com mais de 40 anos de existência, também chamadas de primeiras vinhas. Após a prensagem e antes da fermentação com temperatura controlada, o mosto foi decantado durante 48 horas. A fermentação ocorre essencialmente em cubas de inox a uma temperatura muito baixa (apenas 15% do volume total é fermentado em barricas de carvalho) e os sedimentos finos são mantidos até o início de maio.
Este vinho tem como base os conceitos da agricultura biológica, protegendo o ecossistema e fomentando a biodiversidade e a sustentabilidade ambiental. O Soalheiro Primeiras Vinhas 2018 é sempre um vinho menos exuberante do que o Soalheiro "normal", mas com enorme pureza e um equilíbrio entre corpo e acidez excelente. Um vinho vibrante, incisivo, cristalino, muito elegante e preciso, perfeito para a mesa.
Enólogo: António Luís Cerdeira
Graduação: 13%
PRÉMIOS:
Silver medal International Wine & Spirit Competition 2015 (2014);
Silver medal International Wine Challenge 2015 (2014).
Soalheiro Primeiras Vinhas 2018 apresenta uma cor amarela citrina. Ao nível do nariz surpreende a fragrância elegante e cheia que cresce no copo, tornando-se cada vez mais persistente com aromas terciários evidentes, algum marmelo, fundo cítrico apelativo. Na boca o sabor e? encorpado, fresco e apresenta uma grande complexidade gustativa.
A Quinta do Soalheiro - localizada em Melgaço (o ponto mais a Norte de Portugal) - está protegida por um conjunto de serras que criam as condições de pluviosidade, temperatura e horas de sol necessárias à melhor maturação das uvas da casta Alvarinho. O microclima muito particular desta região aliado a uma excelente exposição solar levaram a que João António Cerdeira plantasse, em 1974, a primeira vinha contínua de Alvarinho e criasse, em 1982, a primeira marca de Alvarinho de Melgaço - Soalheiro. Soalheiro é a primeira marca de Alvarinho em Melgaço (o ponto mais a norte de Portugal) e um dos primeiros produtores portugueses de Alvarinho.
Marcas com que trabalhamos