Vinho Verde
Soalheiro Alvarinho GRANIT 2018

Soalheiro Alvarinho GRANIT 2018

Vinho Verde

Alvarinho
Servir a 10º-12º
Carnes brancas, Peixe, Marisco
Consumo Imediato
11.29 €
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 12
by vivino 18.00/20 Revista de vinhos
Soalheiro Granit 2018 é um vinho de expressão vibrante e elegante dedicado aos solos graníticos dos terroirs de Monção e Melgaço que deram origem à produção das castas. O Soalheiro Granit revela o lado mais mineral da casta Alvarinho, devido às vinhas de altitude, protegidas por um conjunto de montanhas que criam as condições de chuva, temperatura e horas de sol necessárias para o melhor amadurecimento das uvas. Devido a estas condições Soalheiro Granit 2018 permite a manutenção de aromas frescos e frutados com uma acidez presente, mas moderada. Um vinho que faz a diferença na mesa.

Enólogo: António Luís Cerdeira
Graduação: 13%

Soalheiro Granit 2018 apresenta uma cor amarela citrina e um nariz nervoso, cheio de pederneira, grafite, fruto cítrico e notas minerais. Na boca é bastante fino e intenso, apresentando uma acidez viva, estruturada, de textura estaladiça, muito sabor e dinâmica de prova. Termina bastante longo, a pegar-se à boca e a fazer salivar. Elegante, fino, crocante Soalheiro Granit 2018 termina com um final seco e persistente.
A Quinta do Soalheiro - localizada em Melgaço (o ponto mais a Norte de Portugal) - está protegida por um conjunto de serras que criam as condições de pluviosidade, temperatura e horas de sol necessárias à melhor maturação das uvas da casta Alvarinho. O microclima muito particular desta região aliado a uma excelente exposição solar levaram a que João António Cerdeira plantasse, em 1974, a primeira vinha contínua de Alvarinho e criasse, em 1982, a primeira marca de Alvarinho de Melgaço - Soalheiro. Soalheiro é a primeira marca de Alvarinho em Melgaço (o ponto mais a norte de Portugal) e um dos primeiros produtores portugueses de Alvarinho.
Marcas com que trabalhamos