Alentejo Branco
Rubrica Alentejo Branco 2018

Rubrica Alentejo Branco 2018

Alentejo Branco

Viognier, Antão Vaz, Verdelho
Branco encorpado
Servir a 10º-12º
Carnes brancas, Peixe
Consumo Imediato
9.25 €
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 12
by vivino 17.00/20 Revista de vinhos
Elaborado a partir das castas Antão Vaz, Verdelho e Viognier, Rubrica Alentejo Branco nasce em Reguengos, no Monte do Carrapelo, nos 10 hectares de uma vinha jovem que Luís Duarte idealizou, desenhou e plantou. Rubrica foi o primeiro fruto de um projeto pessoal iniciado em 2007. Um vinho que, como se esperado, se assumiu como sério, complexo e tremendamente sedutor. Parte do mosto fermentou em barricas francesas e outra parte em recipientes de inox. Após a fermentação o vinho permaneceu por seis meses, em estágio, nestes recipientes. Para acompanhar: Peixes, massas, saladas e carnes brancas Enólogo: Luís Duarte Graduação: 13,5 % vol. PRÉMIOS: Recomendado Decanter World Wine Awards 2013 (2012); Recomendado International Wine Challenge 2013 (2012).
Rubrica Alentejo Branco apresenta uma cor amarelo limão cristalino, com laivos dourados. No nariz apresenta um aroma complexo e elegante, com notas de frutos de polpa branca (pêra e alperce fresco). Na boca é rico em fruta fresca, sem qualquer traço de fruta tropical, apesar de apresentar um bom volume de boca. As notas são de flores brancas maceradas, típicas da casta viognier. Com excelente acidez, que se prolonga até ao final, dando-lhe grande frescura e persistência.
A Luís Duarte Vinhos é um negócio familiar, gerido pelo enólogo Luís Duarte e a sua mulher, Dora Simões. A empresa foi fundada em 2017 e tem a sua sede no Alentejo, Reguengos de Monsaraz, onde estão também localizadas as vinhas. O percurso profissional de Luís Duarte tem sido marcado pelo pioneirismo, pela sua capacidade de estar sempre um passo à frente no tempo e arriscar, além da frontalidade e espírito prático com que assume os desafios que lhe vão surgindo. Luís Duarte é enólogo há 30 anos e foi distinguido por 3 vezes pela imprensa técnica como Melhor Enólogo de Portugal, em 1997, 2007 e 2014. Foi também nomeado pela revista alemã "Der Feinschmecker" no Der Feinschmecker Wine Awards, como Best Winemaker in 2010. O sucesso do seu projeto pessoal tem sido tal que neste momento os vinhos de Luís Duarte são já os terceiros mais vendidos no Brasil entre os vinhos alentejanos.
Marcas com que trabalhamos