Douro Tinto
Roquette & Cazes Douro Tinto 2015

Roquette & Cazes Douro Tinto 2015

Douro Tinto

Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz
Tinto encorpado
Servir a 16º-18º
Carnes vermelhas, Caça
Potencial de Envelhecimento
20.34 €
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 12
O vinho Roquette & Cazes 2012 foi feito com uvas das castas Touriga Nacional (60%), Touriga Franca (25%) e Tinta Roriz (15%).

Na produção do vinho Roquette & Cazes 2012 foram usadas duas vinhas com diferentes localizações no vale do Douro: Cima Corgo e Douro Superior. As castas estão plantadas por talhões separados. As uvas foram vindimadas no ponto ótimo de maturação, transportadas em caixas de plástico alimentar de 25 kg e sujeitas a uma rigorosa triagem à entrada da adega, antes de terem sido desengaçadas, esmagadas e transferidas para cubas de inox troncocónicas, com controlo de temperatura. Recorreu-se a macerações prolongadas com “delestages”, técnica francesa que aqui foi usada em alternativa às remontagens clássicas. Esta técnica permite manter a identidade dos vinhos da região do Douro, com a mais-valia de fugir à rusticidade e aumentar a elegância.

O vinho Roquette & Cazes 2012 estagiou em barricas de carvalho francês (70% novas e 30% de um ano) durante 18 meses.

A enologia ficou a cargo de Daniel Llose (Château Lynch-Bages) e Manuel Lobo (Quinta do Crasto).
Cor: violeta intenso.

Nariz: excelente complexidade aromática, com notas de frutos silvestres frescos bem integrados com elegantes notas de violeta e especiarias.

Boca: início elegante, que evolui para um vinho de volume e estrutura compacta de taninos de textura fina. Agradável sensação de frutos do bosque em perfeita harmonia com suaves notas violetas. Final de grande solidez, frescura e persistência.

Sugestão de serviço: servir o vinho Roquette & Cazes 2012 a uma temperatura de 16 ºC com pratos de carne e caça, seja na grelha ou no forno e com cozinha regional italiana.

Consumo: 2013-2026
Marcas com que trabalhamos
As entregas
Portes Gratuitos
Profissionais