Lisboa Tinto
Quinta do Rol Pinot Noir 2012

Quinta do Rol Pinot Noir 2012

Lisboa Tinto

Pinot Noir
Servir a 16º-18º
Carnes brancas, Peixe
Consumo Imediato
11.03 €
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 12
Esta casta, originária da Borgonha francesa, é provavelmente a mais afamada, reputada e venerada casta mundial. Proporciona vinhos de finura e delicadeza sem paralelo, de irrefutável qualidade.

Casta extraordinariamente exigente em termos de viticultura e enologia, encontra na Quinta do Rol e nas suas especificidades edafó-climáticas (temperaturas moderadas, baixas amplitudes térmicas, solos bem drenados), as condições necessárias para expressar toda a sua valia e potencial, confirmando de forma cabal a sua reputação de vinho de culto e que é possível fazer Pinot’s de grande qualidade em Portugal.

Este vinho estagiou durante 18 meses em cascos de carvalho francês, tanto novos como usados, e cumpriu estágio em garrafa de 6 meses.
De cor granada, o seu aroma revela-se complexo, sendo perceptíveis notas florais (violetas), frutadas (morango, framboesa, cereja), telúricas (terra, cogumelos) e especiadas, num conjunto em que a madeira encontra-se perfeitamente integrada. Na boca, apresenta-se complexo, sedoso e envolvente, perfeitamente estruturado e de final longo.

Deve ser acompanhado de peixes gordos e carnes frias.
Quinta do Rol

A propriedade, bem como os edifícios são centenários, bem enquadrada com a modernidade, mas transportando os traços de mais de um século de história. Os processos de produção de vinho e aguardente são bastante modernos, bem como a condução da vinha.

A produção centra-se essencialmente além de vinhos, de Aguardente Velha DOC Lourinhã tipo XO, mínimo de 15 anos com algumas remontagens pelo meio. Todas as quatro áreas de aposta da Quinta do Rol estão perfeitamente enquadradas no conceito e filosofia da casa.

Em termos vínicos há e bem uma boa aposta em castas brancas acídulas, que conferem uma frescura excecional, nas tintas e rosé temos a Pinot Noir, perfeitamente adaptada a este tipo de clima e espumantes de enorme qualidade, com excelente acidez, crocantes, de bolha finíssima. A Aguardente Velha XO 15 anos é algo com uma suavidade surpreendente, toque especiado, pimenta, com notas tostadas e muito intensa.