Post Scriptum Chryseia Tinto 2015

Douro Tinto

Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinta Roriz
Tinto encorpado
Servir a 16º-18º
Carnes vermelhas, Carnes brancas, Queijo
Potencial de Envelhecimento
13.50 €
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 12
iva incluído
O ano agrícola 2012/2013 trouxe um Inverno chuvoso que repôs as reservas de água nos solos ressequidos após dois anos consecutivos de seca. A Primavera amena proporcionou boas condições para a floração e favoreceu também um bom vingamento.

Embora o Verão tivesse sido muito quente e seco, as reservas de água no solo ajudaram as vinhas a resistirem bem e no arranque da vindima as uvas apresentavam bons índices de maturação, deixando adivinhar um ano muito bom.

As chuvas que caíram no final de Setembro obrigaram a algumas mudanças de planos mas felizmente foi possivel vindimar as melhores parcelas (de Touriga Nacional, por exemplo) antes da chegada desta precipitação.

As uvas são seleccionadas manualmente em tapete de escolha após o que sofrem um segundo processo mecânico de selecção de bagos. Os bagos são assim esmagados de forma suave antes de entrarem na cuba de fermentação. Após inoculação com uma cultura seca de leveduras activas, inicia-se a fermentação, com controlo de temperatura (que deve rondar os 25ºC). A maceração é suave e ajustada à produção de um vinho de consumo precoce mas ainda com uma capacidade bastante grande de envelhecer em garrafa.

Envelhecimento: 14 meses em barricas de carvalho francês de 400 L.

Álcool: 13,85% vol.

Enólogos Responsáveis: Bruno Prats e Charles Symington, assistidos por Luís Coelho e Pedro Correia.

Cor rubi profunda. Apelativos aromas de ameixa madura. Corpo volumoso e bem estruturado.Taninos muito elegantes, apresentando um final de boca muito fresco e duradouro. Está pronto a beber mas revela um elevado potencial de envelhecimento.
PRATS & SYMINGTON

A PRATS & SYMINGTON é atualmente proprietária de duas magníficas quintas no Douro, a QUINTA DE RORIZ e a QUINTA DA PERDIZ. Numa prática pouco comum no Douro (pelo menos até aos tempos mais recentes), a PRATS & SYMINGTON seleciona a maior parte das uvas de melhor qualidade para a produção de vinhos Douro DOC, destinando à produção autorizada de Vinho de Porto as uvas mais maduras provenientes de castas tidas como menos adequadas para grandes vinhos de mesa. Na Quinta de Roriz será engarrafada uma pequena quantidade de Porto Vintage apenas em anos excecionais e quando as condições o permitirem.

Morada
Quinta de Roriz | São João da Pesqueira | 5130-113 ERVEDOSA DO DOURO
Marcas com que trabalhamos
As entregas
Portes Gratuitos
Profissionais