Douro Tinto
Poeira Tinto 2015

Poeira Tinto 2015

Douro Tinto

Tinto encorpado
Servir a 16º-18º
Carnes vermelhas, Assados
Potencial de Envelhecimento
32.77 €
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 12
O Poeira tenta ser um vinho equilibrado e elegante. Em geral os vinhos do Douro são sustentados no tanino, mas o Poeira é sustentado na acidez. Um vinho muito bebível e apetecível quando novo mas que, ao mesmo tempo, tem capacidade de evoluir. Pretendo que cada vinho seja o espelho das vinhas que lhe dão origem, mantendo o seu perfil mas acompanhando as variações que ocorrem na vinha ano após ano.

Depois de fazer sete vindimas como enólogo na Real companhia velha, senti a necessidade de iniciar um projecto individual onde pudesse aplicar as minhas ideias e onde pudesse controlar todo o processo de produção. Sem concessões, um vinho que fosse o reflexo da minha interpretação do Douro - Jorge Moreira-Enólogo
"Nariz intenso, leve floral mentolado, muito Douro, excelente barrica, leve alfazema, muito boa extracção, leve amargo a casar a doçura do fruto, muito tanino forte, pleno de sabor, classe e futuro."

18 Pontos Revista dos Vinhos
Poeira

A Quinta está situada em Provesende, ao longo de uma encosta no vale do Pinhão, na margem direita do rio com o mesmo nome. Tem 9 ha de vinha, 2 de Olival e 3 de floresta.

A vinha tem uma exposição Norte, o que se torna um aspeto fundamental para o nosso estilo de vinho de mesa. As temperaturas na região são sempre muito elevadas no Verão, e numa encosta virada a Norte o amadurecimento das uvas é sempre mais lento, preservando melhor os aromas, sabores e a acidez.

O edifício em ruínas ao lado da velha laranjeira foi recuperado e serve agora as funções de casa e adega. Bem no meio da vinha, numa paisagem de cortar a respiração, intensa e deslumbrante.
Marcas com que trabalhamos