Dão Tinto
Passarella O Abanico Reserva Tinto 2016

Passarella O Abanico Reserva Tinto 2016

Dão Tinto

Touriga Nacional, Alfrocheiro, Jaen
Tinto encorpado
Servir a 16º-18º
Carnes vermelhas, Assados, Queijo
Consumo Imediato
7.64 €
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 12
by vivino 17.50/20 Revista de vinhos
Conta-se que um dia um escultor ficou com o olhar preso num conhecido fenómeno da natureza: um pavão exibia o seu manto majestático de penas, só para chamar a atenção da fêmea e saciar as suas vontades proibidas. O espetáculo fora de tal forma esplêndido, que dois dias mais tarde tinha já o artista esculpido uma peça baseada no que tinha visto. Deu-lhe o nome de leque. E para poder sobreviver, deu-lhe também uma utilidade simples.

Clássico vinho de blend, o Abanico Reserva nasce de diferentes vinhas da Casa da Passarella e vai buscar o seu nome à história que originou o leque. As castas que lhe servem de base são a Touriga Nacional, o Alfrocheiro e o Jaen e, respeitando o equilíbrio das diferentes parcelas escolhidas, as uvas foram colhidas de forma manual para caixas de 12kg. A fermentação decorreu em cuba tradicional de cimento seguida de maceração pré e pós-fermentativa.

Enólogo: Paulo Nunes
Graduação: 13,5% vol
Passarella Abanico caracteriza-se pela sua cor vermelho profundo. No nariz sobressai os frutos vermelhos maduros com notas de cacau e especiarias. Na boca é encorpado e equilibrado.

Um bom vinho, ideal para pratos de carne estruturados e queijos.
Casa da Passarella

Localizada em Lagarinhos, na sub-região da Serra da Estrela, a uma altitude de 600 a 800m a Casa da Passarella foi fundada em 1892, ainda antes da demarcação da região do Dão (1908). Com o seu nome de volta às bocas do Mundo, nunca se saberá se foi o clima, se foi a terra. Se foi o talento das pessoas que por cá passaram e das suas apaixonantes histórias e personalidades. Ou se terá sido, pura e simplesmente, sorte.

Uma coisa é certa: silenciosa e imponente, a velha montanha tem assistido do alto ao nascimento de grandes vinhos neste pedaço de terra do Dão. Grandes vinhos nasceram desta casa e destas vinhas, antes de terem sido abandonadas e valorizadas posteriormente pelo atual proprietário, Ricardo Cabral. A renovada Casa da Passarella , apresenta vinhos com rigor e com, não menos deliciosos, rótulos.