Dão Tinto
Passarella A Descoberta Tinto 2016

Passarella A Descoberta Tinto 2016

Dão Tinto

Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro
Tinto leve
Servir a 16º-18º
Carnes vermelhas, Carnes brancas
Consumo Imediato
4.79 €
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 12
by vivino
A gama Descoberta vai beber o nome ao mistério da caixa encontrada dentro de uma das paredes da Casa da Passarella. A história data de 1942, quando uma caixa é emparedada numa das divisões da Casa da Passarella, pelos seus antigos proprietários, contendo um documento escrito a cursivo com instruções para ser aberta 50 anos mais tarde. A caixa foi encontrada em 2010, mas já não havia nada lá dentro. Apenas uma essência extraordinária que haveria de trazer a felicidade através do vinho a todos os que dela fizessem arte e proveito.

Do equilíbrio de vinhas mais maturadas com vinhas frescas, nasce Casa da Passarela Tinto , vinho que passou por um processo de vinificação em lagar, onde se pretende expressar a mais valia do terroir. Nesse sentido, uma das medidas tomada passou pela fermentação com levedura selecionada das vinhas próprias, tradição da casa que remonta há várias décadas. O estágio foi feito em cubas tradicionais de cimento, e uma pequena percentagem em barricas usadas.

Enólogo: Paulo Nunes
Graduação: 13,5%
Com base na Tinta Roriz (casta maioritária), Touriga Nacional, Alfrocheiro e Jaen; juventude, muita fruta, acidez equilibrada, alguma rusticidade, estrutura e final médios.
Casa da Passarella

Localizada em Lagarinhos, na sub-região da Serra da Estrela, a uma altitude de 600 a 800m a Casa da Passarella foi fundada em 1892, ainda antes da demarcação da região do Dão (1908). Com o seu nome de volta às bocas do Mundo, nunca se saberá se foi o clima, se foi a terra. Se foi o talento das pessoas que por cá passaram e das suas apaixonantes histórias e personalidades. Ou se terá sido, pura e simplesmente, sorte.

Uma coisa é certa: silenciosa e imponente, a velha montanha tem assistido do alto ao nascimento de grandes vinhos neste pedaço de terra do Dão. Grandes vinhos nasceram desta casa e destas vinhas, antes de terem sido abandonadas e valorizadas posteriormente pelo atual proprietário, Ricardo Cabral. A renovada Casa da Passarella , apresenta vinhos com rigor e com, não menos deliciosos, rótulos.