Dão Branco
Passarella A Descoberta Branco 2018

Passarella A Descoberta Branco 2018

Dão Branco

Encruzado, Verdelho
Branco leve
Servir a 10º-12º
Carnes brancas, Peixe
Consumo Imediato
5.63 €
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 12
by vivino 16.00/20 Revista de vinhos
A gama Descoberta vai beber o nome ao mistério da caixa encontrada dentro de uma das paredes da Casa da Passarella. A história data de 1942, quando uma caixa é emparedada numa das divisões da Casa da Passarella, pelos seus antigos proprietários, contendo um documento escrito a cursivo com instruções para ser aberta 50 anos mais tarde. A caixa foi encontrada em 2010, mas já não havia nada lá dentro. Apenas uma essência extraordinária que haveria de trazer a felicidade através do vinho a todos os que dela fizessem arte e proveito.

O Casa da Passarella Branco 2018 passou por um processo de vindima manual para caixas de 12kg, leve maceração pelicular, com prensagem muito suave e decantação natural. O processo de fermentação decorreu numa cuba de inox em temperatura controlada, onde de seguida estagiou sur lies durante 6 meses. Fruto deste estágio, todo o processo de estabilização para engarrafamento se tornou naturalmente minimalista.

Enólogo: Paulo Nunes
Graduação: 13% vol
Casa da Passarella Branco apresenta uma cor citrina. No nariz destacam-se os aromas de alecrim, sálvia com frutas cítricas e especiarias. Na boca apresenta-se muito vivo na acidez, elegante e fino, bastante gastronómico, delicado e com uma enorme frescura no conjunto final. Um branco alegre, elegante e de frescura firme.
Casa da Passarella

Localizada em Lagarinhos, na sub-região da Serra da Estrela, a uma altitude de 600 a 800m a Casa da Passarella foi fundada em 1892, ainda antes da demarcação da região do Dão (1908). Com o seu nome de volta às bocas do Mundo, nunca se saberá se foi o clima, se foi a terra. Se foi o talento das pessoas que por cá passaram e das suas apaixonantes histórias e personalidades. Ou se terá sido, pura e simplesmente, sorte.

Uma coisa é certa: silenciosa e imponente, a velha montanha tem assistido do alto ao nascimento de grandes vinhos neste pedaço de terra do Dão. Grandes vinhos nasceram desta casa e destas vinhas, antes de terem sido abandonadas e valorizadas posteriormente pelo atual proprietário, Ricardo Cabral. A renovada Casa da Passarella , apresenta vinhos co rigor e com, não menos deliciosos, rótulos.