Dão Branco
Paço dos Cunhas Santar Vinha do Contador Branco 2014

Paço dos Cunhas Santar Vinha do Contador Branco 2014

Dão Branco

Alfrocheiro, Tinta Roriz, Touriga Nacional
Branco encorpado
Servir a 10º-12º
Peixe
Potencial de Envelhecimento
33.89 €
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 12
Vinha do Contador branco é elaborado com uvas selecionadas da parcela com o mesmo nome, das castas Encruzado, Malvasia e Cerceal. A fermentação do mosto destas uvas iniciou-se em cubas inox de pequena capacidade, passando depois para barricas novas de carvalho francês, onde permaneceu sobre as borras finas até um mês antes do engarrafamento.

Teor Alcoolico: 13,5%
Muito boas notas de lima, líchias e barrica de grande qualidade surgem no aroma cheio, amplo, muito impositivo. O vinho tem uma boa estrutura bem compensada pela excelente acidez limonada. Sólido, austero, vivo, um branco personalizado, muito afirmativo.

O requinte deste branco indica-o para pratos de peixes nobres (cherne, garoupa, pargo, rodovalho) mas a sua estrutura aceita perfeitamente sabores mais intensos como o atum fresco grelhado ou caldeiradas.
Paço dos Cunhas de Santar

O Paço de Santar foi mandado construir em 1609 por D. Pedro da Cunha, dando assim origem à Vila de Santar. Antiga casa agrícola de grandes dimensões, foi ao longo das diversas gerações orientada para a produção de azeite, frutas e vinho, que se destinavam aos grandes mercados do Porto. A quinta dispõe de 32 hectares de vinhas, que respeitam o encepamento tradicional da região, e 5 hectares de olival. Actualmente, a propriedade faz parte do grupo português Global Wines que ali efectuou uma profunda reestruturação, no sentido de a tornar um centro de excelência dos vinhos do Dão. Paralelamente, foi desenvolvido um projecto de Enoturismo de luxo que compreende, entre outros atractivos, wine bar (com provas de vinhos e azeites) e restaurante.
Marcas com que trabalhamos