Alentejo Branco
Herdade do Peso Colheita Branco 2017

Herdade do Peso Colheita Branco 2017

Alentejo Branco

Antão Vaz
Branco leve
Servir a 10º-12º
Carnes brancas, Peixe, Queijo
Consumo Imediato
7.50 €
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 12
16.00/20 Revista de vinhos
Herdade do Peso Colheita Branco oferece a autenticidade e a paixão imediata dos sabores do Alentejo, num vinho refrescante e aromático, sob a alçada da Herdade do Peso, a marca que revitaliza a essência do Alentejo mais profundo, trazida à superfície pela ciência e know how da Sogrape Vinhos, produzindo vinhos exuberantes e cativantes, cujos sabores, aromas e cores nos fazem lembrar a vida no seu melhor, tal como a região onde nascem.

Inverno muito pluvioso, garantindo boas reservas de água no solo. Todo o ciclo vegetativo foi regular e nas devidas datas para cada fase. Verão ameno, com temperaturas nunca acima dos 33°C e noites frescas, contribuíu para uma boa e equilibrada maturação da uva.Contrariamente ao que aconteceu noutras zonas da região e do país, a vindima foi feita sempre com bom tempo, permitindo condições excelentes para a qualidade do vinho. Na Vidigueira, não há memória de uma vindima com tanta qualidade como a de 2014.

Após fermentação alcoólica os vinhos permaneceram na cuba e nas barricas de carvalho francês durante cerca de 6 meses. A presença nas barricas aumenta a complexidade do vinho. O lote final foi elaborado com base na selecção qualitativa, resultado de várias provas organolépticas e análises efectuadas durante o estágio. Pretendeu-se quel expressasse a qualidade da casta, bem como as características ímpares da Herdade do Peso. Foi submetido a uma colagem, estabilização e filtração, antes do seu engarrafamento.

Álcool: 13%.

Enólogo: Luis Cabral de Almeida

100% Antão Vaz

Cor amarela, com tons esverdeados, muito atrativa. No nariz destacam-se os aromas de flores citrinas, ameixa branca e algum pêssego. Na boca tem um ataque suave, com volume. A acidez presente garante um final longo e fresco e a passagem por barrica aumenta muito subtilmente a complexidade do vinho.

Herdade do Peso

Desde a sua criação, em 1942, que a Sogrape Vinhos vem investindo nas principais regiões vitivinícolas portuguesas. Com forte presença no Dão, no Douro e nos Vinhos Verdes, a entrada no Alentejo - a região vitícola nacional com as maiores taxas de crescimento - era natural e inevitável.

O primeiro vinho alentejano da Sogrape Vinhos surge em 1991, produzido com uvas seleccionadas adquiridas a produtores da zona da Vidigueira e vinificadas numa adega local, alugada para o efeito, sob a orientação da equipa de enologia da Sogrape Vinhos. Vinha do Monte - um vinho que é hoje um clássico da região - foi a marca de lançamento, abrindo a porta à aquisição da Herdade do Peso, também na Vidigueira, em 1996.

A grandeza do Alentejo e a paixão da Sogrape Vinhos por esta região impulsionaram-na a liderar um projeto que oferece hoje ao consumidor o melhor que esta tem para oferecer. A par de um laborioso trabalho de melhoria das vinhas da herdade, concretizou-se, em 1998, a construção de um centro de vinificação na propriedade, reunindo-se assim as condições para que a equipa liderada pelo enólogo Miguel Pessanha criasse um novo patamar de elevada qualidade nos vinhos alentejanos.

Morada

Herdade do Peso | Monte Peso de Cima | 7960-013 Pedrógão
Marcas com que trabalhamos