Alentejo Branco
Dom Rafael Mouchao Branco 2018

Dom Rafael Mouchao Branco 2018

Alentejo Branco

Antão Vaz, Arinto, Fernão Pires
Branco leve
Servir a 8º-10º
Carnes brancas, Peixe
Consumo Imediato
9.88 €
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 12
As uvas das diferentes variedades foram colhidas de acordo com o seu estado de maturação e vinificadas separadamente. Após uma maceração pelicular de algumas horas, decanta-se o mosto a 10ºC durante 48 horas e depois deixa-se fermentar em inox a uma temperatura de 15ºC. Após o seu habitual curto estágio de cerca de 5 meses, e para preservar as suas características aromáticas, o vinho é engarrafado.

Clima: Mediterrânico com Invernos frios com a pluviosidade concentrada entre Outubro e Janeiro (a pluviosidade média anual ronda os 700 mm) e Verões quentes, com temperaturas próximas dos 40ºC na altura da maturação.

Solo: Solos pardos mediterrânicos argilo-arenosos; qualidade baixa-média.

Álcool: 14.0%.

Cor: De tonalidades citrinas.

Aroma: O vinho mostra aromas onde a mineralidade e a fruta tropical se misturam de forma harmoniosa.

Paladar: Na boca uma marcante macieza é equilibrada com uma excelente frescura. A persistência e irreverência marcam a presença do vinho na boca.

Sugestões de como servir: A uma temperatura de 9-10ºC a acompanhar petiscos de paio, queijo de ovelha semi curado e azeitonas, ou salmão fumado.
Herdade do Mouchão

Vastas planícies, pontuadas por algumas florestas e extensos olivais, são a paisagem dominante da região do Alentejo. Foi para aqui que, no início do século XIX, Thomas Reynolds migrou, tendo como objetivo o negócio da cortiça. Três gerações depois, o seu neto John Reynolds adquiriu uma propriedade de 900 hectares, denominada Herdade do Mouchão. Aqui, à atividade corticeira a família acabou por adicionar a produção de vinhos. Plantaram-se várias vinhas e em 1901 construiu-se uma adega tradicional, de grossas e brancas paredes de adobe e um elevado pé direito, tudo encimado por um magnífico telhado de telha vã portuguesa. Pensa-se que foi também por iniciativa de John que as primeiras plantas da casta Alicante Bouschet foram trazidas de França. Depois, em 1929, instalou-se a destilaria, a mesma que ainda hoje é utilizada para produzida a aguardente do Mouchão. Num mundo enológico em constante evolução, a Herdade do Mouchão mantém-se como sempre foi, uma tradição de família. Morada

Herdade do Mouchão
7470-153 Casa Brancaca
Marcas com que trabalhamos