Douro Branco
Crasto Superior Branco 2017

Crasto Superior Branco 2017

Douro Branco

Viosinho, Verdelho
Branco encorpado
Servir a 10º-12º
Carnes brancas, Peixe, Bacalhau
Consumo Imediato
14.90 €
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 12
Como o nome sugere, este vinho é feito com uvas provenientes da região do Douro Superior, da propriedade com o nome de Quinta da Cabreira, localizada junto a Castelo Melhor e onde se plantam 114 hectares de vinha nos últimos anos.

As uvas, provenientes do Douro Superior, foram transportadas em caixas de plástico alimentar e sujeitas a uma rigorosa triagem à entrada da adega. Foram posteriormente desengaçadas e prensadas. O mosto prensado foi transferido para uma cuba de inox onde se manteve a uma temperatura de 8 ºC durante 48 horas até à sua decantação. Seguidamente decorreu a fermentação alcoólica iniciada em cuba de inox e posteriormente o vinho foi transferido para barricas de carvalho francês onde continuou a fermentação com temperatura de 14 ºC durante um período de 45 dias, até a sua finalização.

Envelhecimento: Em barricas de carvalho francês, onde permaneceu 6 meses em processo de trabalho de borras finas “bâtonnage”, com as barricas assentes num sistema rotativo que permite o levantamento das borras sem incorporação de oxigénio.

Barrica nova 50%; barrica usada 50%

Barrica de carvalho francês: 85 %; Barrica de carvalho francês com topos em acácia:15 %

13 %Vol.

Cor: Citrino brilhante.

Nariz: Excelente projeção aromática, onde se destacam aromas frescos de fruta citrina e tropical, bem integrados com suaves notas de flor de laranjeira e uma marcada mineralidade.

Boca: Início elegante, evoluindo para um vinho de excelente volume e textura, com um paladar dominado por notas limonadas e minerais, envolvidas numa acidez vibrante. Termina equilibrado, fresco e com excelente persistência.
Quinta do Crasto

Localizada no coração do vale do Rio Douro, na sua margem direita, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta do Crasto é propriedade da família de Leonor e Jorge Roquette há mais de um século.

Com uma área de 130 hectares, dos quais 70 são ocupados por vinhas predominantemente orientadas a sul, estende-se desde o leito do rio até cerca dos 600 metros de altitude.

Na Quinta do Crasto são produzidas anualmente diversas categorias de Vinhos de Mesa e de Vinhos do Porto. Com a dedicação e o esforço dos enólogos e de todos os que fazem parte da nossa equipa, tentamos ano após ano produzir vinhos com as características típicas do Douro, num processo de grande respeito pela tradição e simultaneamente, de permanente aprendizagem, aperfeiçoamento e inovação.

Morada
Gouvinhas 5060-063 Sabrosa
Marcas com que trabalhamos