Douro Tinto
Castello d'Alba Vinhas Velhas Tinto 2015
Novidade

Castello d'Alba Vinhas Velhas Tinto 2015

Douro Tinto

Touriga Nacional, Tinta Amarela, Tinta Barroca, Touriga Franca, Tinta Roriz
Tinto encorpado
Servir a 16º-18º
Carnes vermelhas, Assados, Queijo
Consumo Imediato
10.50 €
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 12
Uvas de vinhas velhas misturadas na vinha "field blend", das castas: predominância de Touriga Nacional, Tinta Amarela, Tinta Barroca, Tinta Francisca, Tinta Roriz, Touriga Franca e Souzão

Uvas provenientes de vinhas plantadas no Douro Superior, a uma altitude média de 350 metros, as parcelas são escolhidas uma a uma em função da colheita, geralmente de vinhas com mais de 40 anos de idade, em geral plantadas em patamares com exposição predominante Nascente / Norte. Procuramos uma selecção de uvas que nos permita a obtenção de vinhos muito concentrados, muito aromáticos e ricos com grande capacidade de envelhecimento, de carácter gastronómico que representem bem o "terroir" do Douro Superior em toda a sua complexidade.

Recepção com desengace e esmagamento de imediato. Fermentação em cubas inox de 18 toneladas de capacidade, com curtimenta a cerca de 26ºC. Macerações intensas e prolongadas e fermentação maloláctica parcial em barricas de carvalho.

Estágio durante 18 meses em barricas novas e usadas de carvalho francês.

14,5%

Muito elegante e fino, estilo moderno que conserva toda a alma das castas autóctones do Douro. Aroma que conjuga harmoniosamente a grande concentração dos tintos do Douro e toda a sua complexidade, frutos silvestres, notas de esteva, especiarias, violetas muito expressivas e notas muito frescas de manjericão e bergamota.

O longo estágio em barricas, permitiu obter um vinho de grande elegância aromática, onde os aromas do Douro não são mascarados pelo excesso de notas de barrica. Taninos muito suaves e bem maduros, fresco e aromático, muito elegante, com final invulgarmente longo.

Fantástico com presunto Ibérico, assados, caça, fumeiro e outros pratos de carnes escuras tipicamente mediterrânicos e muito intensos. Excelente com queijos curados de ovelha.
Castello D Alba

Na adega de São João da Pesqueira nasce este vinho a partir de uma seleção de uvas das melhores vinhas do Douro Superior. Castello d´Alba foi o primeiro vinho lançado para o mercado pelo enólogo Rui Madeira, no ano 2000 e desde sempre que quis que refletisse as suas vivências e visão sobre um novo Douro, combinando enologia de vanguarda com as castas autóctones, criando um estilo próprio, moderno e inovador.

Morada

Parque Industrial do Lameirão, Lote 12
5130-310 São João da Pesqueira
Marcas com que trabalhamos