Biológicos
Niepoort Bioma Tinto 2015

Niepoort Bioma Tinto 2015

Biológicos

Tinta Amarela, Touriga Franca, Tinta Roriz, Touriga Nacional
Tinto encorpado
Servir a 16º-18º
Carnes vermelhas, Assados
Potencial de Envelhecimento
14.60 €
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 12
Em 2012, nasceu a segunda edição do Bioma tinto. É um vinho produzido apenas com uvas das vinhas da Quinta de Nápoles, onde se pratica viticultura biológica, com certificação SATIVA. Utilizaram-se as vinhas mais jovens, com cerca de 25 anos, e a intenção foi de intervir menos do que é habitual em todo o processo de vinificação.

O estágio foi feito em tonéis de madeira velha recuperada, de tonéis de Vinho do Porto, e o objectivo foi obter um vinho puro, sem influência da madeira, mas com taninos firmes e elegantes.

O ano de 2012 ficou registado pela falta de chuva na região do Douro. Como consequência disso, o ciclo vegetativo da vinha começou, em média, 15 dias mais tarde do que os anos anteriores. Por outro lado, o Inverno de 2012 ficou marcado pelas baixas temperaturas, o que permitiu um crescimento adequado e equilibrado da vegetação. O período de maturação foi menos quente do que o habitual e as temperaturas frescas permitiram que as uvas apresentassem uma boa acidez total, factor essencial para um palato fresco e equilibrado.


Com uma cor rubi carregada, quase impenetrável, o Bioma mostra um aroma extremamente vinoso e expressivo. Fruta silvestre fresca, com uma forte presença mineral e um lado vegetal fresco e com carácter. Na boca, a juventude e a pureza da fruta são evidentes, com um bom equilíbrio. Profundo, de grande concentração e com taninos presentes, é um vinho que dá prazer beber com a gastronomia tradicional. O facto de estagiar em tonel, garante pureza e precisão no seu carácter frutado. Final longo e muito persistente.

Sugestão de acompanhamento: Gastronomia tradicional tal como, Feijoada à transmontana, Lampreia à Bordaleza, Cabrito assado no Forno. Rojões à Moda do Minho.

Sugestões vegetarianas: Pratos à base de lentilhas ou beterraba.
Niepoort Vinhos

A família Niepoort tem vindo a produzir Vinho do Porto desde 1842. A primeira propriedade no Douro foi comprada em 1987 e Dirk Niepoort deu início a uma nova era na empresa com a criação do primeiro Redoma Tinto em 1991.

Nos últimos anos, a Niepoort lançou a si própria o grande desafio de interpretar outros solos e climas, e adquiriu duas propriedades noutras regiões: Dão e Bairrada. Descubra o Triângulo Niepoort que expressa os diferentes terroirs: Xisto (Douro), Calcário (Bairrada) e Granito (Dão).

Após terem criado em 2002 o primeiro vinho da família dos "Fabulosos", ao qual se deu o nome de "Fabelhaft", Dirk Niepoort insistiu em desenhar um rótulo original e distinto para cada mercado recorrendo a um artista local para ilustrar uma história adequada aos valores e sensibilidade de cada país e a sua relação com o vinho. "Diálogo", "Conversa", "Allez Santé", "Drink Me", "Alonso Quijano" ,"Fabelhaft", entre outros, são alguns dos nomes que os "Fabulosos" assumem atendendo à realidade dos mercados a que se destinam, respetivamente Portugal, Brasil, Bélgica, Inglaterra, Espanha e Alemanha.

Morada

Rua Cândido dos Reis, 670
4400-071 Vila Nova de Gaia
Marcas com que trabalhamos
As entregas
Portes Gratuitos
Profissionais