Siga-nos nas redes Sociais

Vinhos

Vinhos de Guarda, os vinhos que são feitos para envelhecer.

Sempre se ouviu dizer, quanto mais velho melhor o vinho, isto é um mito que muita gente acredita. A maioria dos vinhos são feitos para serem consumidos logo quanto antes.

Publicado

em

Vinho de Guarda

Sempre se ouviu dizer, quanto mais velho melhor o vinho, isto é um mito que muita gente acredita. A maioria dos vinhos tem de ser consumidos logo quanto antes.

A verdade é que existem alguns vinhos que são feitos para envelhecer, e a estes chama-se Vinhos de Guarda.

Podem levar anos, ou até décadas para atingirem o seu auge para consumo e alguns até podem ser desagradáveis se forem consumidos cedo de mais.

Estes são mesmo ótimos vinhos, a quando bem envelhecido, mostrando o quanto encantadores e elegantes de aroma eles têm.

Os vinhos que são feitos para envelhecer, são os fortificados, pois costumam ser os mais longevos.

Os vinhos do Porto ou da Madeira podem durar séculos com ótima qualidade, mas também é possível encontrar vinhos tintos, brancos, espumantes e até rosés.

Vinhos envelhecidos

Vinhos evoluídos

São vinhos de guardar feitos para que passem por um processo de micro-oxigenação. Isto é, o oxigênio causa uma oxidação no vinho, que o vai deixá-lo envelhecido, mas não oxidado.

Este é um processo faz com que altere a sua cor, corpo, taninos e acidez e aromas.

  • Na cor o vinho tinto a cor passa a ser mais alaranjada para tijolo, nos brancos e espumantes tornam-se mais dourada, até com nuances de âmbar, os vinhos fortificados têm uma cor mais acastanhada âmbar e os roses, passam para um rosa mais intenso alaranjado.
  • O corpo do vinho perde um pouco de consistência, pois as substâncias sólidas que compõem o vinho aglomeram e se depositam no fundo da garrafa, formando o que chamamos a borra.
  • Os taninos, aglomeram-se em compostos mais complexos, sentindo-se mais macios e menos intensos.
  • Os aromas transforma-se e passamos a perceber novos aromas, normalmente chamados de terciários. O ideal num vinho envelhecido é que contenha aromas primários, secundários e terciários, quando assim é os especialistas chamam de “bouquet”.
  • A acidez, tal como os outros componentes decai, mas menos. Pois esta é que indica a boa condição do vinho, por isso ela deve manter-se alta.

Estes não são vinhos para o dia a dia, são a oportunidade de tomar um vinho de guarda envelhecido nas condições adequadas torna-se compensadora para si

Alguns vinhos de sugestão

Aqui deixamos alguns vinhos de guarda, que pode comprar ainda jovem e deixar evoluir em sua casa, num espaço pouco húmido, mas ventilado, com pouca exposição solar ou raios UV, numa temperatura amena e sem grandes vibrações para o vinho descansar bem repousado e se tornar num grande vinho de guarda.

Pode encontrar mais opções na nossa loja online.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Populares