Com a chegada dos dias mais frios, já começam a apetecer-nos aquelas bebidas quentes que nos ajudam a aquecer, como é o caso do vinho quente ou, como lhe chamam nos países do norte da Europa, onde é consumido em muito maior escala, Glühwein. Venha aprender como fazê-lo!
A pensar também no Natal e no facto de que pode estar à procura daquela receita especial para surpreender a família enquanto aguardam pela chegada do Pai Natal, decidimos trazer-lhe a receita desta bebida que pode ser considerada um clássico, sobretudo, de inverno.
Mas, antes de mais, temos um aviso a fazer-lhe. Contrariamente ao que possa pensar, esta receita não deve ser feita com um vinho qualquer. É muito importante que, para a fazer, escolha um bom vinho, de preferência um vinho tinto seco, frutado e jovem, baixo em taninos, para harmonizar bem com as especiarias a utilizar.
Mas, vamos então à receita:
Ingredientes
- 1 garrafa de vinho tinto
- ½ chávena de brandy
- 1 chávena de água
- 1 laranja (sumo e casca, sem polpa)
- 1 limão (casca)
- ½ chávena de açúcar mascavado
- 2 paus de canela
- 3 estrelas de anis
- 6 cravinhos
- ½ vagem de baunilha
Modo de Preparação
- Numa panela, em lume médio, coloque a água e o açúcar. Junte o sumo e casca da laranja, bem como a casca do limão. Adicione as especiarias e deixe ferver.
- Depois de ferver, coloque a mistura em lume brando durante cerca de 1h, para que o líquido vá reduzindo e as especiarias vão libertando os seus aromas e sabores. A meio deste processo, adicione um copo de vinho.
- Quando a mistura estiver reduzida a uma espécie de xarope, coloque o lume no mínimo e junte o restante da garrafa de vinho e o brandy. Deixe fervilhar e depois repousar, tapado, por 5 minutos (quanto mais o deixar repousar enquanto quente, mais álcool irá evaporar), antes de o servir, bem quente e decorado com cascas de laranja, 1 estrela de anis e 1 pau de canela.
Tudo pronto, disfrute do seu vinho quente!