Siga-nos nas redes Sociais

Harmonizações

Descubra as Castas de Portugal

Um fator que mais influencia o sabor do vinho é a sua casta. Conheça as principais castas em Portugal e uma das razões do vinho ter um paladar especial.

Publicado

em

Um fator que mais influencia o sabor do vinho é a sua casta. Conheça as principais castas em Portugal e uma das razões do vinho ter um paladar especial.

Existe várias influências na fabricação de um vinho. Tanto pode ser o solo e subsolo, a própria localização e altitude como o clima da região, mas uma que tem bastante importância é a casta ou castas que compõem o vinho.

Cada casta tem um sabor específico e característico. O paladar do vinho é fortemente influenciado pelas diferentes castas, mesmo se este for feito de uma mistura de castas.

Saber detetar as castas, através dos aromas e sabores é uma das artes mais difíceis na cultura vinícola. E apesar de ser necessária muita prática e saber para as identificar, vale sempre a pena iniciar este processo de aprendizagem, de forma que possa escolher o vinho mais adequado à sua refeição.

Em Portugal, existem castas nacionais e internacionais, aqui vai descobrir as castas Portuguesas e as nossas sugestões de vinhos de cada casta, para que posso descobrir por si a diferença de cada uma.

Castas Nacionais

Alfrocheiro

Casta Tinta, com forte aroma a morangos, que imprime um corante intenso ao vinho.

VINHO TINTO QUINTA DOS CARVALHAIS ALFROCHEIRO – DÃO 2015

A Nossa Sugestão

Antão Vaz

Trata-se de uma casta branca que é usada sobretudo no Alentejo. São vinhos com uma cor citrina e aroma a fruta tropical amadurecida.

VINHO BRANCO ANTÃO VAZ DA PECEGUINA – ALENTEJO 2019

A Nossa Sugestão

Arinto

A sua principal marca é a casta branca. Com acidez elevada, um aroma intenso a frutos tropicais. Estes são vinhos excelentes para verão, para serem bebidos preferencialmente enquanto jovens.

VINHO BRANCO QUINTA DO PINTO ARINTO – LISBOA 2017

A Nossa Sugestão

Bical

As grandes zonas desta casta em Portugal é a Bairrada e o Dão. Dá-se bem em qualquer tipo de solos, sejam arenosos e frescos como solos argilosos e secos. É uma casta branca com baixa acidez.

VINHO BRANCO NATURAL FILIPA PATO DINÂMICA BICAL E ARINTO – BAIRRADA 2019

A Nossa Sugestão

Castelão

Mais conhecido por Periquita é uma casta tinta predominante a sul do Tejo. Tem uma forte acidez, aroma a cereja e a groselha.

PIRATA DA VIUVA CASTELÃO ADEGA VIUVA GOMES 2018

A Nossa Sugestão

Encruzado

A grande casta branca do Dão que dá vinhos muito elegantes. Produz vinhos encorpados com uma boa graduação alcoólica. Contem uma acidez moderada e essencialmente muito equilibrada com notas florais e minerais.

VINHO BRANCO PASSARELLA ENOLOGO ENCRUZADO 2019

A Nossa Sugestão

Fernão Pires

Também chamada de Maria Gomes é uma casta branca que denuncia o seu aroma a Moscatel e algumas notas de rosas e lichia. Cria vinhos frescos e muito aromáticos, de baixa acidez.

VINHO BRANCO QUINTA DO ROL FERNÃO PIRES BARRICA – LISBOA 2015

A Nossa Sugestão

Loureiro

Da região dos vinhos verdes (rio Lima) tem um aroma a louro e faz parte integrante do seu ADN

VINHO VERDE BRANCO QUINTA DO AMEAL LOUREIRO 2019

A Nossa Sugestão

Tinta Barroca

Essencialmente uma casta do Douro, utilizada no vinho do Porto. Produz vinhos alcoólicos macios e fáceis de beber.

VINHO TINTO MUXAGAT TINTA BARROCA – DOURO 2017

A Nossa Sugestão

Tinto Cão

É uma das cincos principais castas do Douro e contem aroma a frutos vermelhos, mentolados e resina. Frequentemente usada no Vinho do Porto, com bom potencial de envelhecimento.

Tinta Roriz

Conhecido no Alentejo como Aragonez, desenvolve vinhos elegantes e com muita frescura. Tem notas de ameixa, amora e cereja.

BEYRA TINTA RORIZ TINTO 2017

A Nossa Sugestão

Trincadeira

Também conhecida como Tinta Amarela, apresenta uma acidez que se revela positiva. Com aroma a frutos silvestres e algumas notas vegetais.

VINHO TINTO RESERVA ERMELINDA FREITAS TRINCADEIRA – SETÚBAL 2017

A Nossa Sugestão

Touriga Franca

Com aroma a rosas, frutos silvestres e cereja preta, é muito equilibrado e sofisticado. Com uma cor bastante intensa, dá origem a vinhos de elevada qualidade.

VINHO TINTO CRASTO TOURIGA FRANCA – DOURO 2016

A Nossa Sugestão

Touriga Nacional

 Aroma característico a violetas, bergamotas, frutos silvestres e esteva contem algumas notas de caruma de pinheiro. Com potencial de envelhecimento.

VINHO TINTO JOAO PATO TOURIGA NACIONAL TINTO – BAIRRADA 2017

A Nossa Sugestão

Verdelho

É uma casta Branca que no Douro é também conhecida como Gouveia. Produz vinhos de grande intensidade aromática e muito bem estruturados.

VINHO BRANCO PECEGUINA VERDELHO – ALENTEJO 2018

A Nossa Sugestão

Viosinho

Casta branca que oferece vinhos de grande frescura e de bom grau alcoólico.

Descubra mais vinhos com estas castas no nosso site www.estadoliquido.pt

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Populares

Copyright© ESTADO LÍQUIDO WINES & SPIRITS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS