Siga-nos nas redes Sociais

Regiões

Descubra a Toscana: Castas e paisagens que encantam.

Publicado

em

Toscana encontra-se na costa ocidental do centro de Itália, rodeada pela cadeia montanhosa dos Apeninos, sendo a principal cidade Florença.

Famosa pela arquitetura histórica e pelas paisagens, mas também pelos seus vinhos, a região pode ser dividida em 3 partes:

Região de Chianti

Localizada no sopé dos Apeninos, entre as cidades de Pisa, Florença e Siena, podemos encontrar diferentes Denominações de Origem (DO) e qualidade de vinhos, maioritariamente compostos pela casta Sangiovese.

Chianti DOCG:  DO de vinhos mais genéricos com predomínio de Sangiovese, onde encontramos as duas subzonas de maior qualidade: Rufina e Colli Senesi.

Chianti Clássico DOCG: DO localizada na região montanhosa entre Florença e Siena, originando vinhos superior qualidade, envelhecidos por um período mínimo de 12 meses.

Chianti Clássico Riserva DOCG: Apresenta um maior período de envelhecimento obrigatório, 24 meses dos quais pelo menos 3 em garrafa.

Chianti Clássico DOCG Gran Selezione: Implica um período de 30 meses de envelhecimento, bem como as uvas têm que ser provenientes de uma mesma propriedade vitivinícola.

Sul da Toscana

Mais quente e de menor altitude mas com alguma influência marítima, o que promove uma maior amplitude térmica, podemos encontrar duas das mais importantes Denominações de Origem.

Brunello di Montalcino DOCG: DO onde os vinhos são obrigatoriamente de  Sangiovese (100%), com um envelhecimento mínimo de 5 anos, 2 dos quais em madeira, sendo mais intensos e com mais corpo que os de Chianti.

Vino Nobile di Montepulciano DOCG: DO que obriga a 24 meses de envelhecimento, podendo ser usadas outras castas conjuntamente com a Sangiovese.

Costa da Toscana

Arrefecida pelas brisas marítimas devido à sua proximidade da costa, é aqui que se encontra o predomínio das castas internacionais como a Cabernet Sauvignon, Merlot ou Syrah, por vezes associadas a castas italianas, dando origem aos famosos Super Tuscan.

Aparecem frequentemente com a designação Toscana IGT (Indicação Geográfica Típica), mas nas DO Bolgheri DOC e Maremma Tosvcana DOC já é permita a produção de vinhos exclusivamente a partir de castas internacionais.

Encontramos vários tipos de solo na região. A parte nordeste é de origem calcária e dolomítica. No pré-Apenino, as colinas de origem vulcânica são manchadas por áreas argilosas e arenosas. Nas bacias dos rios Arno, Orta e Ombrone, os solos são arenosos, tendo rochas sedimentares no primeiro predomínio e, nos demais, cascalho grosso.

O clima no interior é mais seco e frio, ficando temperado à medida que se aproxima da costa. A vegetação é dominada pelos ciprestes e outros arbustos, além das oliveiras e videiras que ocupam vastas áreas de cultivo.

Principais Castas Tintas

  • Sangiovese e Canaiolo Nero  (Italianas)
  • Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah (Francesas)

Principais Castas Brancas

  • Trebbiano, Vernaccia, Malvasia
  • Sangiovese – Casta de maturação tardia que necessita de climas quentes, originando vinhos de elevados taninos e acidez, com grande afinidade para o envelhecimento em madeira, bem como capacidade de envelhecimento em garrafa.

Aromas Primários: Fruta vermelha como cereja, ameixa ou groselha flores secas,

Aromas Secundários: Especiarias, fumo e madeira carbonizada (dependente do tipo de madeira usada)

Aromas Terciários: Carne, caça, cogumelos.

Nota: Podem ser encontradas outros aromas dependendo das castas que são associadas.

Sugestões de Vinhos da Região da Toscana

VINHO ITÁLIA ROSSO DI MONTALCINO – ALTESINO
PICCINI CHIANTI RISERVA COLLEZIONE ORO

Referências:

https://www.tourinto.pt/produtores/toscana/

Autor:  Alda Bernardino

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Populares