É a etapa de abertura das garrafas de espumante, para que os sedimentos acumulados junto ao gargalo e à rolha sejam expelidos e o líquido (licor de expedição) faltante seja completado.
O processo de dégorgement ocorre com o líquido a 0ºC, para não perder pressão e pelo congelamento, a -25ºC, do gargalo, com o equipamento chamado Champagel.
Como funciona?
Após a segunda fermentação, os espumantes elaborados pelo método tradicional ficam com sedimentos na garrafa. Para que a bebida fique límpida, é preciso retirar estes sedimentos, através de um processo chamado Dégorgement.
Primeiro faz-se a remuagem, que consiste em girar a garrafa, em posição inclinada, até que todo o sedimento fique no gargalo. Congela-se o gargalo numa solução a aproximadamente -27°C, para que as bordas se solifiquem.
A garrafa, é aberta, e a pressão expulsa o cubo de gelo que as leveduras congeladas formaram. Adiciona-se o licor de expedição, que vai determinar o nível de doçura do espumante, que pode ser extra brut, brut, demi-sec, etc… Quando não há adição, o espumante é classificado como nature.
Depois disso, a bebida é arrolhada, e a gaiola de segurança adicionada. O espumante está pronto para ir para o mercado ou estagiar na cave por mais um período, conforme o produtor desejar.