Siga-nos nas redes Sociais

Vinhos

Cem Reis: os segredos do vinho que todos querem na mesa

Publicado

em

O Cem Reis é um dos mais atraentes vinhos dos últimos anos. Os segredos que o sustentam começam a ser contados em 2005, o ano que viu nascer aquele que mais tarde seria considerado um dos melhores syrahs do mundo. Curiosos? Neste artigo revelamos a história do Cem Reis e os segredos que suportam o facto deste ser um vinho que todos querem na mesa, pelo menos uma vez na vida.

Ainda no ano de nascimento deste tinto, em 2005, longe de imaginar o seu futuro impacto na indústria dos vinhos, a Herdade da Maroteira passou pela hercúlea tarefa de arranjar um distribuidor que se quisesse aventurar em comercializar um vinho de “rótulo bonito” sem conhecer o seu potencial carácter, ao nível do paladar. O segredo começou então por, arranjar clientes pelo marketing boca a boca, o que criou um bom murmurinho ao redor da marca e levou o Cem Reis à grande distribuição.

Sem produção no ano de 2006, foi a partir daqui que as distinções do tinto da Herdade da Maroteira começaram a correr o grande público. Seis anos depois da primeira colheita, em 2011, o Cem Reis chegava às bocas do mundo. Depois foi considerado o oitavo melhor Syrah do mundo, no Concurso Internacional Syrah du Monde 2013.

Desde então o sucesso foi-se culminando ao ponto do Cem Reis ser, nos dias que correm, o Syrah português mais famoso de todos! A prova está na dificuldade que é encontrá-lo em garrafeiras. Aliás prova viva encontra-se no ano da colheita de 2016. Exatamente no dia em que o vinho foi lançado no mercado, esgotou automaticamente do lado do produtor. Não é um topo de gama em preço, mas é claramente um topo de gama em requinte, personalidade e experiência de consumo.

CEM REIS: A GAMA

Cem Reis é uma marca de vinhos que inclui não só o tinto – um monocasta Syrah – e o branco – um monocasta Viognier.

CEM REIS RESERVA SYRAH


O Cem Reis Reserva Syrah é um vinho tinto produzido a partir da seleção dos melhores lotes de Syrah da colheita anual. Este vinho é composto por um lote final que estagiou 16 meses em barricas de carvalho francês (50%) e carvalho americano (50%).

O Cem Reis Reserva Syrah é um vinho caracterizado pela sua cor violeta escura. No nariz apresenta notas intensas de frutos pretos numa explosão de sabores absolutamente contagiante. Na oca é um vinho redondo, de estrutura firme e persistente à qual é impossível ficar-se indiferente.

CEM REIS RESERVA VIOGNIER

O Cem Reis Reserva Viognier, é um vinho branco também muito único produzido com uvas oriundas de um terreno da família em Montemor-o-Novo. Este branco autêntico resulta de uma seleção criteriosa das uvas que o originam. O Viognier passou por um estágio de 9 meses em barricas novas de carvalho francês com 30 dias de batonnage intensa e 8 meses de repouso.

O Cem Reis Reserva Viognier é um vinho muito equilibrado, elegante mas fortemente estruturado. No nariz destacam-se as fortes notas cítricas fortes enquanto que no paladar é a sua untuosidade singular e teor aveludado que apresentam uma excelente performance.

CEM REIS SYRAH: A COLHEITA DE 2018

Cem Reis Colheita de 2018

Depois de uma altamente cobiçada colheita em 2017, o Cem Reis Reserva Syrah regressa ao mercado para manter a sua personalidade ímpar e genuína que expressa a conexão fervorosa ao terroir. Fruto de uma vindima manual muito seletiva, a colheita de de 2018 do Cem Reis Syrah resultou do envelhecimento em barricas novas, de carvalho francês e carvalho americano, tendo sido engarrafado sem colagens ou filtrações.

Após ter-se tornado a referência maior dos vinhos da Herdade da Maroteira, o Cem Reis tem crescido em termos de produção, embora em quantidades extremamente limitadas. A colheita de 2018, mais numerosa que a anterior contou com a produção de 20.000 garrafas que certamente voarão nos próximos meses, pela altíssima procura que o ostenta. Ninguém fica indiferente à intensa tonalidade violeta e encanto do corpo amplo e cheio, repleto de frutas suculentas e saborosas pelas quais o Cem Reis se deixa revestir. O sabor perdura, longo e sofisticado num Syrah de qualidade superior e imensa procura! Assegure-o já!

Notas de Prova do Cem Reis Syrah 2018

Cor: Violeta intenso e profundo.

Aroma: Expressivo e irresistível com aromas a amoras, ginja e cassis. Nuances de especiarias oriundas do estágio em barrica, assim como notas de chocolate, mentol e alcaçuz.

Sabor: Encorpado na boca e generoso na fruta que é suculenta e saborosa. Os taninos são opulentos, polidos e macios, numa acidez deliciosa em favor do equilíbrio. O final é longo e persistente, complexo e sofisticado .

Teor Alcoólico: 16%
Enólogo: António Maçanita

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Populares