Siga-nos nas redes Sociais

Vinhos

Mundo dos vinhos: Enólogos, Sommeliers e Enófilos – quem são?

Publicado

em

Mundo dos vinhos-Enólogo, Sommelier e Enófilo - o que são-min

O mundo dos vinhos é complexo e envolve inúmeros conceitos que não são inicialmente fáceis de compreender. Enólogos, Sommeliers e Enófilos são alguns dos agentes envolvidos no setor vitivinícola. Mas quem são eles e o que fazem ao certo?

Apesar de exerceram tarefas bastante díspares entre si a verdade é que tanto enólogos, como sommeliers e enófilos são figuras fundamentais no setor do vinho. Representando papeis diferentes num mesmo mercado de ação, descubra o que os separa lendo o presente artigo.

Enólogo: profissional dedicado à produção de vinhos

O enólogo – para além de uma pessoa que se dedica exclusivamente ao mundo dos vinhos – é também um profissional que participa ativamente em todo o processo de produção, e ainda desempenha atividades em propriedades vinícolas. A profissão de enólogo é de grande importância para a produção de vinhos de qualidade, uma vez que o enólogo é responsável por controlar e gerir todo o processo produtivo que envolve desde as análises do solo – onde as vinhas são cultivadas – até ao engarrafamento, distribuição e comercialização dos lotes.

Apesar do vasto amor envolvido em todo o processo, a enologia é uma área que implica que o profissional destacado apresente um amplo conhecimento na área, com o objetivo de aperfeiçoar e criar os mais memoráveis néctares. O enólogo é assim um profissional perito em fazer vinhos e espumantes, com a responsabilidade de controlar todas as etapas do processo vinícola e que incluem: planeamento, avaliação e coordenação da produção de vinhos, com base nas castas e uvas selecionadas.

Este profissional participa assim ativamente na análise do solo, na escolha das castas e na melhor forma de cultivar as uvas. Juntamente com estas tarefas, a definição de técnicas de vinificação e engarrafamento são também atividades que passam pela mão no enólogo. Além disso este profissional é ainda responsável pela definição do melhor momento para colocar o vinho no mercado, considerando as características do vinho elaborado. Em suma, o enólogo é responsável pela realização do trabalho desde a colheita ao engarrafamento.

Sommelier

Sommelier - profissional especialista em harmonização

O sommelier é um profissional especialista em harmonizações. Isto significa que o sommelier possui um vasto conhecimento sobre vinhos e outras bebidas, sendo o responsável por combinar em perfeita sintonia o gosto do cliente com os vinhos, determinados pratos ou ocasiões com várias bebidas, incluindo vinhos, espumantes, cervejas ou destilados.

À semelhança do enólogo para se tornar um sommelier é necessário tirar um curso específico na área. Essa formação permite que o profissional trabalhe na organização de eventos gastronómicos, hotelaria, supermercados ou enotecas, sendo responsável por todas as atividades que envolvam bebidas. Também é possível que este profissional seja o responsável pela gestão do armazenamento, stock e conservação de bebidas e lojas especializadas no sector.

Em suma, um sommelier apresenta-se como um especialista no mundo do vinho na perspectiva do cliente e do serviço.

Enófilo

Enófilo - Apaixonado por vinhos

O enófilo é o grande apaixonado por vinhos que estuda com afinco todos os tópicos relacionados com a indústria vitivinícola. Para se ser enófilo não é necessáro nenhum curso profissional ou formação específica, apenas é necessário conhecer e apreciar bons vinhos. Normalmente os enófilos são apreciadores de vinhos que procuram conhecimentos em diversos temas de vinicultura, como harmonizações, história do vinho e as uvas utilizadas na produção da bebida.

Apesar da paixão, o enófilo pode ainda apresentar um vasto conhecimento sobre rótulos, história, sabores e outras curiosidades, não tendo contudo, inserido-se na produção nem no comércio das bebidas.

Em suma, podemos finalizar dizendo que:

  • O enólogo é o responsável por toda a produção do vinho.
  • O sommelier possui o conhecimento não só sobre as características do vinho, mas também sobre a sua correta harmonização com comida.
  • O enófilo é aquela pessoa que aprecia ou estuda sobre vinhos, de forma autónoma.

Gostou de aprender relativamente às diferenças entre um enólogo, sommelier e enófilo? Aproveite para seguir a nossa página no Facebook para não perder mais nenhum artigo publicado no blog! 

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Populares