Siga-nos nas redes Sociais

Vinhos

Vinho de Talha: uma tradição milenar no Alentejo.

Publicado

em

Conheça um tipo de vinho único, o vinho de talha, proveniente de uma tradição milenar que só acontece num cantinho muito especial do nosso país, o Alentejo.

O processo de fabricação de vinho em talha de barro é uma tradição que existe há mais de dois mil anos, e que se iniciou na época dos romanos. No nosso país, o Alentejo mantém-se como o único guardião desta técnica e, para o povo alentejano, o vinho em talha é considerado uma herança cultural, que faz parte do seu dia-a-dia.

O processo de fabricação deste vinho é simples e natural. Começa-se por libertar os cachos do engaço e esmagá-los com as antigas ripadeiras ou com esmagadoras de rolo e, toda a mistura proveniente deste processo, ou seja, o sumo da uva, as películas e parte do engaço, é colocada então nas talhas de barro.

Nestas talhas, a fermentação ocorre de forma espontânea, embora seja necessário, durante este processo, mexer as massas vínicas manualmente pelo menos duas vezes ao dia, com a ajuda de um rodo de madeira, o que permite mergulhar as películas da uva no mosto, extraindo cor e componentes importantes para o vinho e evitando que estas massas se acumulem na superfície das talhas, o que as pode fazer rebentar.

É também necessário baixar a temperatura do mosto durante a fermentação, de forma a preservar os aromas do vinho, e para isso aproveita-se a porosidade do barro, colocando sacas de sarapilheira ou panos molhados a envolver as talhas.

Este processo de fermentação dura cerca de oito a quinze dias, embora seja necessário mais algum tempo para descanso do vinho e para que a parte sólida dos cachos e engaços se vão depositando no fundo da talha, para que mais tarde, quando se retirar o vinho, estas massas sólidas possam servir como um filtro natural para o mesmo.

A abertura das talhas acaba por ser um evento de grande importância em todo o Alentejo, que ocorre tradicionalmente na altura das Festas de São Martinho, em novembro. Nesta altura, é retirado o batoque de cortiça da base da talha e o vinho escorre líquido e límpido para alguidares de barro ou diretamente para os copos. Posteriormente, estes vinhos costumam ser transferidos talhas mais pequenas ou engarrafados para comercialização.

Por serem elaborados através de um processo único e de tradição milenar e por fazerem parte do legado de toda uma região, tornam-se vinhos únicos e plenos de carácter. Mas, para além disso, são muito ricos, tanto em cor, como em sabor, o que os torna muito apreciados, não só no nosso país, mas também a nível internacional.

Fique a conhecer melhor o processo de fabricação dos vinhos em talha de barro neste vídeo produzido pelos Vinhos do Alentejo:

Algumas sugestões de vinhos de talha:

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Populares