Siga-nos nas redes Sociais

Lifestyle

Como Calcular o Número de Garrafas para um Evento.

Publicado

em

Calcular garrafas para eventos

Pode ser um casamento, batizado ou até mesmo um churrasco com os amigos e o vinho é coisa que não pode faltar. E saber a quantidade de garrafas que vai precisar também tem a sua ciência.

Para que isso não aconteça, siga estas dicas e calcule o número de garrafas que vai precisar de acordo com o consumo dos convidados.

O que tem de ter em consideração antes de definir a quantidade?

Primeiro tem de ter em consideração qual o tipo de evento, se é um encontro informal com amigos ou algo mais formal. Depois, tem de ter em consideração o perfil dos convidados, se consomem bebidas alcoólicas ou não.

A duração do evento é outro ponto a considerar, com a estação do ano, para adaptar o tipo de vinho ao clima. E até o menu do evento é importante, pois o vinho é para harmonizar com a comida que vai degustar.

Determinar qual o tipo de vinho que vai servir?

Aqui, não existe regra quanto à diversidade de rótulos. Pode optar por diferentes tipos, seja branco e tinto, espumante e tinto, entre outras ou até optar por apenas um tipo.

Mas se a ideia é um almoço ou jantar harmonizado, provavelmente será necessário mais de um tipo de vinho, para poder combinar com cada prato.

Cada Evento, uma seleção de vinhos

Churrasco com amigos

Este é um tipo de evento mais informal que pode durar uma tarde inteira. Por isso, não requer diferentes tipos de vinhos. Caso pretenda mais um tipo de vinho, o espumante é algo a estudar, só ter atenção que o consumo de espumante é maior que o do vinho tinto.

  • Vinho Tinto: 1 garrafa de 750ml para cada 1,5 a 2 pessoas

Jantar Harmonizado

A ideia é propor um rótulo para cada prato. Ter uma proposta para entrada “Welcome Drink” com um espumante

  • Welcome Drink: 1 garrafa de 750ml para cada 3 pessoas
  • Prato Principal: 1 garrafa de 750ml para cada 4 pessoas
  • Sobremesa: 1 garrafa de 750ml para cada 8 pessoas

Happy Hour

Várias tipos de petiscos, é o que é comum neste tipo de evento, dai se tornar interessante, mesclar vinho branco e tinto, ou até uma opção mais descontraída como espumante brut, que é versátil e combina com uma grande variedade de porções.

  • Espumante: 1 garrafa de 750ml para cada 1,5 a 2 pessoas
  • Branco: 1 garrafa de 750ml para cada 4 pessoas
  • Tinto: 1 garrafa de 750ml para cada 2 pessoas

Ter atenção ao clima

Não se pode esquecer, que se o evento for numa época muito quente, o consumo de vinhos refrescantes, como espumantes, brancos e rosés é por norma maior.

O que contribuí também para o aumento deste tipo de vinhos, é se o evento é de dia ao ar livre. Caso seja um evento mais intimista, em época mais fria, o consumo de vinhos tintos tem a tendência de ser maior.

O que ter de Água?

É muito importante que os convidados tenham água à disposição, sendo um evento intimista ou maior. O facto de ser com ou sem gás, é mais uma questão de gosto pessoal, ter as duas opções é uma forma de agradar os convidados.

Mas nas degustações formais ou harmonizações, a preferência é para água neutra, evitando as versões com sabores.

  • Água: cerca de 400ml por cada pessoa

Opção de servir Vinho Fortificado ou Colheita Tardia?

Este tipo de vinho é muito específico. Dai o se consumo deste tipo de vinho é bem menor em relação a outros vinhos. É normal em casamentos ter um vinho do Porto compodo a mesa de saída.

  • Para acompanhar sobremesa ou servir de aperitivo em refeições de harmonização: 1 garrafa de 750ml para cada 8 pessoas
  • Para deixar à mesa de saída do casamento: 1 garrafa de 750ml para cada 15 a 20 pessoas.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Populares